Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Começa o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha 2024

A delegação brasileira conta com 65 atletas, dos quais 54 são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja mais de 80% do total de inscritos

Redação Publicado em 03/02/2024, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Começa o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha 2024 - CBDA
Começa o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha 2024 - CBDA

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2024 começou nesta sexta, 2, e se estende até o dia 18 de fevereiro em Doha, no Catar. A delegação brasileira conta com 65 atletas, dos quais 54 são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Ou seja, 83% do grupo.

A competição reúne seis modalidades aquáticas: natação, saltos ornamentais, high diving, nado artístico, águas abertas e polo aquático. O Brasil terá representantes em todas. Além dos atletas, também estarão presentes 40 membros das comissões técnicas dos seis esportes. O Mundial de Esportes Aquáticos é o maior entre os esportes olímpicos e, de acordo com a World Aquatics, terá mais de 190 países e 2.500 atletas durante os dias de evento na capital do Catar.

O presidente da CBDA e chefe da missão, Luiz Fernando Coelho, apontou a importância do campeonato: “O Mundial de Doha com certeza será bastante especial. É incomum que tenhamos um Mundial de Esportes Aquáticos em ano olímpico e isso nos trouxe desafios e, de certa forma, expectativas. É uma excelente oportunidade dos nossos atletas competirem em alto nível em um ano tão importante para a carreira de qualquer atleta e queremos potencializar isso. Confio no trabalho tanto dos atletas, quanto das comissões e tenho certeza que vamos sair de mais um Mundial representando muito bem o Brasil”.

O Mundial 2024 vale vaga para os Jogos Olímpicos em algumas modalidades. Nas Águas Abertas, por exemplo, os 13 melhores colocados juntam-se aos três primeiros de cada prova do Mundial de Fukuoka, de 2023, para a disputa olímpica na França. O Brasil ainda não garantiu vaga e terá equipe completa em Doha para buscar a classificação, contando com nomes como Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, ambas bolsistas da categoria Pódio. As disputas serão nos dias 3, 4, 7 e 8 de fevereiro.

Outra modalidade que também classifica para Paris são os Saltos Ornamentais. O Brasil já possui duas vagas garantidas com Ingrid Oliveira e Isaac Souza, conquistadas também no Mundial de Fukuoka. A seleção chega à Doha com seis atletas para buscar mais vagas para o país. As provas começam no dia 2 e vão até o dia 10 de fevereiro.

Com 12 atletas no nado artístico, o Brasil estará em todas as provas da competição e tentará vaga tanto na disputa de equipe, quanto no dueto, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com as bolsistas Laura Miccuci e Gabriela Regly, as duas da categoria Internacional. E, pela primeira vez na história, o Brasil terá um representante masculino na prova solo: Bernardo Santos.

O polo aquático começa na primeira semana, e o Brasil estará representado pelas duas equipes medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. As partidas de polo aquático começam no dia 4 e vão até o dia 17 de fevereiro. Na segunda semana, a seleção brasileira de natação entra na água, com 12 atletas, entre eles o medalhista olímpico e bolsista da categoria Olímpica, o nadador Fernando Scheffer, e o destaque dos Jogos Pan-Americanos 2023 e bolsista também da categoria Olímpica, Guilherme Costa. Do feminino, as bolsistas Gabrielle Roncatto, da categoria Olímpica, e Maria Fernanda Costa, da categoria Nacional, já possuem índice olímpico.

*Texto inicialmente publicado em Perfil Brasil