Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / BALANÇO DO ANO!

Brasil fecha 2023 otimista para os Jogos Olímpicos de Paris; confira

Após 20 medalhas em Campeonatos Mundiais e recorde de pódios no Pan-Americano, o Time Brasil fecha 2023 de olho nos Jogos Olímpicos de Paris

Redação Publicado em 31/12/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil fecha 2023 muito otimista para os Jogos Olímpicos de Paris; confira - Getty Images
Brasil fecha 2023 muito otimista para os Jogos Olímpicos de Paris; confira - Getty Images

O ano de 2023 está se encerrando e deve ser muito celebrado pelos atletas brasileiros. Ao longo da temporada, o Comitê Olímpico Brasileiro acompanhou seus destaques obtendo o melhor resultado do país nos Jogos Pan-Americanos, disputados em Santiago, no Chile, além de 20 medalhas em Mundiais ou competições equivalentes em dez modalidades diferentes.

Paulo Wanderley, presidente do COB, fez um balanço sobre as conquistas dos atletas na temporada e se mostrou muito contente com os avanços em um momento tão decisivo. Com pouco mais de seis meses pela frente até a estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, o Time Brasil parece estar mais preparado do que nunca para buscar um resultado histórico nas Olimpíadas.

Em campeonatos mundiais, o Brasil teve quatro ouros, sete pratas e nove bronzes. O grande destaque do ano foi a ginástica artística, que garantiu seis pódios ao todo, mas com os holofotes voltados para Rebeca Andrade, que superou Simone Biles nos saltos e levou a medalha dourada para casa. Flávia Saraiva também vive grande fase e ficou entre as três melhores em um Mundial pela primeira vez na carreira.

No skate, Rayssa Leal e Giovanni Viana fizeram uma dobradinha na modalidade street, ambos ficando com o título do SuperCrown. No park, Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros também foram premiados. E, ainda nos esportes radicais, Filipe Toledo é o atual campeão mundial de surfe e estará em Paris, nos Jogos Olímpicos.

Equipe de Ginástica Artísitca após ficar com a medalha de prata no Mundial
Equipe de Ginástica Artísitca após ficar com a medalha de prata no Mundial (Crédito: Getty Images)

Na reta final do ciclo olímpico, os resultados também foram positivos no boxe, judô, taekwondo, marcha atlética, vôlei de praia e tiro com arco. “Nesse que é o ciclo olímpico mais curto da história, tivemos a confirmação do bom momento de alguns de nossos principais nomes, novas modalidades se destacando e jovens atletas com um futuro promissor pela frente despontando”, comentou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Para finalizar, fazendo um levantamento do desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, os atletas brasileiros fizeram história e colocaram a equipe na segunda colocação do quadro de medalhas. Ao todo, foram 205 pódios na competição, um recorde absoluto há menos de um ano para os Jogos Olímpicos.