Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

Após falsificar documento, patinadora artística russa é suspensa por 10 anos

Maria Sotskova, de 20 anos, foi punida por violar as regras antidoping

Redação Publicado em 03/03/2021, às 16h20 - Atualizado às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Sotskova, de 20 anos, foi punida por violar as regras antidoping - GettyImages
Maria Sotskova, de 20 anos, foi punida por violar as regras antidoping - GettyImages

A patinadora artística olímpica Maria Sotskova foi suspensa por 10 anos pela Federação de Patinação Artística da Rússia por desrespeitar as regras antidoping. A entidade comunicou que a atleta foi punida nesta quarta-feira, 3.

A patinadora de 20 anos foi banida com base na decisão do comitê disciplinar da Agência Antidoping Russa, de acordo com a federação. A entidade não divulgou detalhes do caso, mas o presidente informou que Sotskova usou o diurético furosemida ilegal.

Em setembro de 2020, a agência de notícias Reuters noticiou que a atleta apresentou um atestado médico falso para justificar uma violação de doping. A suspensão deve valer até 2030.

Em 2018, Maria Sotskova encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang. Antes de ser suspensa por 10 anos, ela anunciou sua aposentadoria da patinação em julho do ano passado.

A Rússia vem enfrentando escândalos de doping desde 2015, quando um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) encontrou evidências de doping em massa entre atletas de atletismo, que estão proibidos de participar de grandes eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos, até dezembro de 2022.

A punição veio após Moscou ter apresentado à WADA dados de laboratório adulterados que poderiam ter facilitado a identificação de fraudes com drogas.