Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RACISMO NA LA LIGA

Xavi, técnico do Barcelona, se pronuncia após racismo contra Vini Jr

Vini Jr sofreu ataques racistas em partida do Real Madrid válida pela La Liga; Xavi, comandante do Barcelona, abriu o jogo sobre as ofensas contra o brasileiro

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 22/05/2023, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xavi, técnico do Barcelona, e Vini Jr, jogador do Real Madrid - Getty Images
Xavi, técnico do Barcelona, e Vini Jr, jogador do Real Madrid - Getty Images

Xavi, técnico do Barcelona, falou sobre o caso de racismo contra Vini Jr, do Real Madrid. O brasileiro sofreu com ataques e ofensas na última partida dos Merengues, diante do Valencia, pela La Liga 2022/2023. O confronto do Campeonato Espanhol havia sido interrompido após o ocorrido no Estádio de Mestalla.

“Bom, eu fico feliz com essa pergunta. Sempre penso que essas coisas acontecem em um ambiente de trabalho. Eu não sei o motivo, mas o futebol é o único esporte que aceita insultos”, ponderou Xavi em entrevista coletiva. “Eu trabalho na área técnica e me chamam de ‘filho de algo’, ou o que possa imaginar. E eu estou trabalhando. Eu não vejo um padeiro passar por isso, ou um pedreiro, ou um jornalista. Só no futebol”.

Além disso, o treinador do Blaugrana completou: “Os insultos precisam parar, precisam estar fora do futebol. Acho que é uma mensagem para o presidente da liga, da federação, todos. Quem tem que aguentar um insulto? Se você insulta um pedreiro, ele te acerta com o ladrilho na cabeça. Temos que nos impor. Com insultos, a partida tem que parar, ninguém é obrigado a aguentar este tipo de coisa”.

O comandante do Barcelona ainda expôs o que deve ser feito, em sua opinião, para que os casos de racismo cessem. “Precisamos ser ríspidos com este tipo de coisa, acho que é um tema educacional. Precisamos educar as pessoas de alguma maneira que elas entendam que não se vai a um estádio de futebol insultar alguém. Não vamos ao teatro ofender alguém. Posso não gostar, mas não ofendo”, disse.

Vini Jr, do Real Madrid, na partida contra o Valencia
Vini Jr, do Real Madrid, na partida contra o Valencia (Créditos: Getty Images)

Apesar da existência de inúmeros casos similares, Xavi afirmou: “Não acho que chegue ao ponto de assumir que a La Liga ou a Espanha são racistas. Mas há atos racistas. E devemos condenar estes atos. Muitos dizem que os futebolistas e os treinadores devem ser um exemplo para a sociedade, mas se estamos em um entorno que nos ofende e nos xingam de tudo, não podemos ser um exemplo. E é isso que se passa com Vini, não tem como não se revoltar”.