Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEÃO!

Villarreal faz história, vence Manchester United nos pênaltis e conquista Europa League

Manchester United e Villarreal se enfrentaram nesta quarta-feira, 26, e decidiram a Europa League

Redação Publicado em 26/05/2021, às 15h58 - Atualizado às 18h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manchester United e Villarreal se enfrentaram nesta quarta-feira, 26, pela Europa League - GettyImages
Manchester United e Villarreal se enfrentaram nesta quarta-feira, 26, pela Europa League - GettyImages

Manchester United e Villarreal lutaram até o último minuto de jogo para levar o título da Europa League. Com o 1 a 1 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis e, depois de todos os atletas baterem, coube aos goleiros definirem quem iria ser o campeão e os espanhóis levaram a melhor.

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO? 

O Manchester United teve mais posse de bola, controlou mais o jogo, teve volume, porém não conseguiu transformar tudo isso em chances reais de gol. Enquanto isso, o Villarreal optou por uma postura mais defensiva e procurou surpreender os rivais ingleses em jogadas de bola parada e contra-ataques rápidos. 

Durante todo primeiro tempo United ditou a partida, trocava passes com seus meias, porém encontrava dificuldades para conseguir chegar na área do Villarreal. Quando os ingleses conseguiam, essas oportunidades surgiam de passes em profundidade de Pogba e Bruno Fernandes para Greenwood e também Rashford. 

Por falar nos dois atacantes do Manchester, ambos junto com Cavani, ficaram bloqueados pela defesa rival e não encontraram muitos espaços nas alas. Quando conseguiam arrancar, tanto pela direita, quanto pela esquerda, encontravam cruzamentos perigosos, mas a defesa rival aparecia com grande efetividade para tirar o perigo. 

Desta forma, Rulli pouco trabalhou e não teve de fazer grandes defesas. Com a defesa bem postada e quase não sofrendo com as investidas do Manchester United, o Villarreal soube ser preciso e fazer valer a sua única grande oportunidade de gol no primeiro tempo. 

Após o juiz da partida marcar uma falta na lateral esquerda do campo, Dani Parejo foi para a cobrança e colocou nos pés de Gerard Moreno. O atacante ganhou a disputa de Lindelof e empurrou a bola para para o fundo do gol. 1 a 0 e o Villarreal na frente do placar aos 29 minutos. 1 a 0 e desespero instalado no Manchester United. 

E O SEGUNDO TEMPO? 

Na etapa final do jogo, o Manchester United voltou determinado a conseguir o gol de empate e deixou o seu desespero do primeiro tempo de lado. Com uma postura mais ofensiva e uma movimentação diferente no ataque, os Red Devils finalmente conseguiram furar o bloqueio do Villarreal. 

Depois de um cruzamento para área, a defesa do time espanhol tirou para a entrada da área e sobrou para Rashford. O camisa 10 tentou de fora, porém o chute desviou no meio do caminho e caiu nos pés de Cavani. Artilheiro e oportunista como sempre, o uruguaio apenas complementou para o fundo das redes. 1 a 1 e United mais intenso para cima do Villarreal.

O Manchester United seguiu em cima dos rivais espanhóis, que voltaram para a segunda etapa ainda mais defensivos e abdicaram um pouco do ataque. Essa postura se intensificou, após os ingleses conseguirem o empate. O Villarreal demonstrou ter sentido o gol de Cavani e procurou se fechar mais na defesa para evitar a virada. 

Sem conseguir chegar ao campo de ataque, o Villarreal viu o Manchester United ficar muito perto da virada. Numa grande jogada individual de Luke Shaw, o lateral errou o chute e acabou colocando a bola na cabeça de Cavani, que acertou o cabeceio e viu o zagueiros rival tirar o segundo gol dos Red Devils em cima da linha. 

A equipe inglesa continuou em busca do segundo gol e sempre buscando Cavani como uma referência na grande área. Diferentemente do primeiro tempo, o United procurou mais as jogadas pelas laterais e, com isso, forçou ainda mais cruzamentos para o uruguaio, que em algumas oportunidades levou perigo para a meta de Rulli. 

1 a 1 NO PLACAR? PRORROGAÇÃO!

Depois de 90 minutos de muito esforços dos dois times, Villarreal e Manchester United não conseguiram tirar o 1 a 1 do placar e confronto foi para a prorrogação. Desta forma, os Red Devils, que se desgastaram muito durante o segundo tempo, voltaram mais cansados e o primeiro tempo do tempo extra foi de domínio espanhol. 

Unay Emery soube fazer as alterações certas em sua equipe, reformulou as laterais e deu um gás maior para o Villarreal na prorrogação. Com isso, as chances para o time começou a surgir e De Gea teve de trabalhar em finalizações de Parejo e Alberto Moreno. 

No segundo tempo, o Manchester United voltou a ter um pouco mais o controle do confronto e não deu muitas chances para que o Villarreal pudesse chegar no ataque. Mesmo assim, os espanhóis continuaram dando perigo para De Gea e os Red Devils seguiram com dificuldades para passar pela defesa rival. 

Com os dois times se defendendo bem, não teve outra opção para a decisão senão os pênaltis. Com o 1 a 1 no placar, a final da Europa League foi decidida nas penalidades e com muita emoção para os torcedores do Villarreal e Manchester United. 

COMO FORAM AS PENALIDADES? 

  • Na primeira cobrança Moreno converteu para o Villarreal e Mata acertou para o Manchester United; 
  • Na segunda cobrança, Dani bateu no meio do gol e fez para o Villarreal, enquanto Alex Telles colocou a bola com categoria no fundo do gol; 
  • Na terceira cobrança, Alcácer acertou para o Villarreal e Bruno Fernandes converteu para o Manchester United; 
  • Na quarta cobrança, Alberto Moreno acertou para o Villarreal e Rashford converteu para o Manchester United; 
  • Na quinta cobrança, Parejo acertou para o Villarreal e Cavani converteu para o Manchester United; 
  • O erro dos batedores só veio na 11ª cobrança com De Gea, que bateu mal e definiu o título para o Villarreal. 

QUEM FOI O CAMPEÃO? 

Com a vitória nos pênaltis, o Villarreal fez história e conquistou o título da Europa League pela primeira vez em sua história. Sob o comando de Unay Emery, esse foi apenas o quarto título do submarino amarelo desde que o clube foi criado, lá em 1923.