Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MAIS DE 1.000!

Veja a diferença nas contagens de gols de Pelé

Pelé marcou mais de mil gols em sua carreira, mas o número exato de tentos e jogos são contestados pela CBF, FIFA e até pelo Santos, onde ele mais atuou

Redação Publicado em 29/12/2022, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Números de gols de Pelé são contestados - Getty Images
Números de gols de Pelé são contestados - Getty Images

O Rei do futebol, Pelé, faleceu nesta quinta-feira, 29, mas a diferença na contagem de seus jogos e gols segue presente em sua história. A CBF, a FIFA, o Santos e o próprio Pelé tem, contagens diferentes em relação aos números que o ex-jogador fez em sua carreira e isso se dá por alguns costumes de sua época.

Suas estatísticas pela Seleção Brasileira são as maiores diferenças. Isso porque em sua época eram disputadas partidas contra times e combinados de estados, por exemplo. Enquanto a CBF considera todas as vezes que o Rei entrou em campo com a camisa amarela, a FIFA pensa somente nos jogos que foram jogados contra outras seleções.

A contagem da federação brasileira é de 113 jogos e 95 gols, enquanto a entidade máxima é de apenas 91 partidas e 77 tentos. O Santos, time em que ele mais atuou, também tem uma visão diferente de ambos, já que ele pensa em 113 partidas da CBF e 77 gols da FIFA. O clube paulista também garante que o eterno camisa 10 jogou em 1.116 oportunidades com sua camisa e marcou 1.091 vezes.

Apesar disso, a contagem de suas outras partidas têm menores diferenças, com algo parecido a um jogo ou um gol marcado. Seus números pelo Cosmos dos Estados Unidos, time em que encerrou a carreira, é o único que não há divergências, tendo entrado em campo 64 vezes para fazer 37 gols.

Pelé na época em que jogava pelo Cosmos
Pelé na época em que jogava pelo Cosmos / Créditos: Getty ImagesPelé, 

Seus números totais também são contestados, mas a diferença é menor. O Santos afirma que seriam 1.282 gols marcados em sua carreira, enquanto a CBF conta 1.281 e o Guinness Book, além do próprio Rei considerarem 1.283. Fato é que Edson Arantes do Nascimento fez história por onde passou e cansou de bater recordes.