Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CLÁSSICO!

Uruguai x Brasil: Saiba o retrospecto do confronto e relembre os principais jogos

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, 17, às 20h, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo

Lucas Miluzzi Publicado em 16/11/2020, às 16h33 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar em ação pela Seleção Brasileira - GettyImages
Neymar em ação pela Seleção Brasileira - GettyImages

Nesta terça-feira, 17, o Brasil enfrenta o Uruguai, no Estádio Centenário, às 20h (horário de Brasília), para defender sua invencibilidade nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A equipe comandada por Tite, também não perde para os rivais sul-americanos desde 2001. 

De lá para cá, as seleções se enfrentaram em dez oportunidades e, nesses jogos, a camisa amarelinha levou a melhor. Até o momento, o Brasil conseguiu cinco vitórias e cinco empates nos últimos confrontos contra os uruguaios, incluindo uma goleada de 4 a 1, em 2017, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia

CONFIRA ABAIXOU O RETROSPECTO GERAL: 

Jogos: 76
Vitórias do Brasil: 36
Empates: 20
Derrotas: 20
Gols do Brasil: 136
Gols do Uruguai: 97
Maior vitória: Brasil 6 x 1 Uruguai (1944)
Maior derrota: Brasil 0 x 6 Uruguai (1920)

*Números retirados do site da Confederação Brasileira de Futebol 

Mesmo com o domínio no retrospecto geral e a invencibilidade de dez jogos, o Uruguai sempre foi um adversario complicado para o Brasil. Os vizinhos sul-americanos já protagonizaram um dos maiores vexames da Seleção Brasileira e também já venceram a equipe canarinho por 6 a 0. 

Sendo assim, o SportBuzz separou alguns jogos que fizeram história nesse confronto centenário entre Brasil e Uruguai. Confira os jogos mais impactantes abaixo: 

O INÍCIO! 

A Seleção Brasileira enfrentou os uruguaios pela primeira vez na história no ano de 1916, durante o Sul-Americano. Na época, o Brasil não teve uma boa atuação e acabou sendo derrotado por 2 a 1. Depois desse jogo, tiveram mais seis partidas e, na oportunidade, o Uruguai venceu todos os confrontos. 

Em meio a essas derrotas, o Brasil teve uma derrotada que mexeu com as estribeiras do torcedor brasileiro. Em 1920, a camisa amarelinha perdeu para a celeste pelo incrível placar de 6 a 0 e deixou a freguesia para os rivais sul-americanos ainda maior. 

O MARACANAÇO! (16/07/1950)

Depois de algum tempo e do Brasil evoluir o seu futebol, o confronto direto voltou a ser equilibrado e até com certo domínio dos canarinhos. No entanto, a primeira decisão de Copa do Mundo veio e os adversários eram os uruguaios, que não eram os favoritos no confronto. 

No entanto, quem acabou levando a melhor e vencendo a Copa do Mundo, no Estádio do Maracanã, foi a Seleção Uruguaia. Na época, os celestes venceram os anfitriões da competição por 2 a 1 e de virada, com gols de Schiaffino e Ghiggia.

A REVANCHE! (21/06/1970) 

 Demorou, mas a revanche em Copas do Mundo com a Seleção do Uruguai chegou. Depois de 20 anos, em 1970, as duas nações se enfrentaram nas semifinais da principal competição de futebol e o Brasil conseguiu vencer por 3 a 1. Os autores dos gols foram Rivellino, Jairzinho e Clodoaldo

Naquele período e até os dias de hoje, os jogadores da campanha do tricampeonato mundial colocam a partida contra os rivais sul-americanos como a mais difícil. Além disso, depois do jogo, os jornais da época acabaram destacando e comparando a relevância dos jogos de 50 e 70. 

OUTRO MARACANAÇO?  (19/09/1993)

O Brasil ficou próximo de não ir para a Copa do Mundo de 1994 e não vencer o tetracampeonato mundial. Isso porquê, a Seleção Brasileira viveu péssimos momentos ao longo das Eliminatórias para o mundial e deixou para decidir sua classificação na última rodada da competição. 

E o destino acabou colocando o Uruguai, Brasil e Maracanã juntos novamente. A equipe comandada por Carlos Alberto Parreira, precisava de uma vitória e contava com o brilho de Romário para evitar mais um Maracanaço na história da Seleção Brasileira. 

Em uma atuação de gala do ex-atacante, a seleção venceu o Uruguai por 2 a 0, sendo os dois gols do confronto marcados pelo craque do Barcelona. Vale lembrar, que Romário foi chamado nos últimos instantes, após uma lesão de Muller. 

E A ATUALIDADE? (23/03/2017)

Atualmente, enfrentar os uruguaios não tem sido uma tarefa tão complexa para a Seleção Brasileira. Com dez jogos de invencibilidade, o amplo domínio do time canarinho sobre o celeste tem como principal símbolo a goleada de 4 a 1, no Estádio Centenário, na Eliminatórias para a Copa da Rússia. 

Precisando da vitória para dar sequência ao trabalho de Tite, o Brasil se recuperava na competição depois de um início ruim. A chegada do treinador gerou impacto no elenco e a vitória sobre os rivais no clássico sul-americano ficou marcada por um placar elástico. 

Com três gols de Paulinho e um de Neymar, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1 e deu sequência para sua recuperação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.