Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BRECHA!

Time sueco acha brecha em regra do impedimento, e IFAB admite rever

Time da terceira divisão da Suécia encontrou uma brecha na interpretação da regra do impedimento e questionou o IFAB, que admitiu rever o texto; entenda

Time sueco encontra brecha em regra de impedimento - Reprodução
Time sueco encontra brecha em regra de impedimento - Reprodução

O órgão regulador das regras do futebol mundial, IFAB, admitiu que deverá rever a regra do impedimento em seu formato atual. Isso porque um time da terceira divisão da Suécia, o Torns IF, descobriu uma brecha dentro da regra, se baseando na página 93 do livro oficial .

De acordo com o texto, a explicação para o ponto de contato em que a posição do jogador deve ser considerada é: "o primeiro ponto de contato da jogada ou o toque na bola". Assim, o treinador do time sueco passou a instruir seus atletas que mantivessem a bola no pé, para que o ponto fosse considerado antes, mesmo que o companheiro já estivesse à frente.

Com o Torns gravando um vídeo da jogada, ele foi enviado à IFAB para procurar esclarecer o que seria validado. Em uma discussão sadia de formas de interpretar o texto escrito, o órgão acabou admitindo que deverá rever a necessidade de reescrita do trecho citado, já que pode haver confusão no momento da aplicação da regra.

Momento que companheiro se desvincula da última linha
Momento que companheiro se desvincula da última linha (Créditos: Reprodução)

Veja o diálogo entre as partes:

  • IFAB: "Em termos do espírito da Lei, isto é obviamente impedimento e, em termos da Lei em concreto, o 'balançar' da bola no pé é uma jogada diferente do momento que dá à bola impulso para se mover"
  • Torns: "É justo, concordamos que podem ser duas jogadas distintas. Ainda assim, este tipo de passe pode durar um segundo, já que a bola está em contato direto com o pé. Em que momento deve então ser considerado o primeiro ponto de contato?"
  • IFAB: "Como em todos os aspetos das Leis do Jogo, nem todos os cenários podem ser elencados, e é por isso que o 'espírito' e a 'intenção' da Lei têm de ser aplicados. Neste caso, o jogador está em fora de jogo quando a bola começa a sua 'viagem'."
  • Torns: "Mas este cenário está listado nas regras. E como definem o início da 'viagem' da bola? É quando o passe começa, isto é, quando o pé (e a bola) começam a mover-se em frente ou quando a bola é solta do pé?"
  • IFAB: "O início do percurso da bola é quando os movimentos/ações do pé dão energia à bola para se afastar do pé."
  • Torns: "Concluindo, para um passe normal o primeiro ponto de contato deve ser considerado; para um passe prolongado o movimento/ação do pé que dá energia à bola para mover-se deve ser considerado. Não é a mesma coisa que o último ponto de contato?"
  • IFAB: "As suas conclusões estão corretas. Vamos rever a necessidade de alterar a forma como temos escrita a Lei 11, à luz dessa situação teórica"
  • Torns: "Apreciamos o fato de considerarem essa revisão. Aceitamos que se trate de um exemplo teórico, mas situações similares aconteceram (ainda que não tão extremas) ao alto nível"