Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CASO ROBINHO!

STJ define que Robinho deverá cumprir pena no Brasil; entenda

Nesta quarta-feira, 20, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal de Justiça votaram a favor do cumprimento da pena de Robinho no Brasil

Redação Publicado em 20/03/2024, às 18h28 - Atualizado às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maioria dos ministros votam pela prisão de Robinho no Brasil - Getty Images
Maioria dos ministros votam pela prisão de Robinho no Brasil - Getty Images

Nesta quarta-feira, 20, Robinho foi julgado no Supremo Tribunal de Justiça para determinar se o ex-jogador deveria cumprir pena de condenação na Itália em solo brasileiro. Em janeiro de 2022, ele foi condenado a nove anos de prisão por estupro pela justiça italiana. Dois anos depois, a justiça do Brasil definiu que a pena deverá ser cumprida mesmo fora do país europeu.

Após a argumentação de todas as partes envolvidas no caso, com a palavra da defesa do ex-jogador, representado pelo advogado José Eduardo Rangel De Alckmin. Por outro lado, Carlos Nicodemos argumentou em nome da União Brasileira de Mulheres, pedindo a homologação da punição em solo brasileiro.

Após a discussão do tema, o relator Francisco Falcão iniciou a parte da votação e se posicionou a favor do ex-jogador cumprir sua pena. Na sequência, Raul Araújo se posicionou de forma contrária, trazendo argumentos contra essa atitude da justiça brasileira e votou contra. Assim, o placar ficou empatado em 1 a 1.

Humberto Martins, Herman Benjamin, Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques votaram em sequência, todos acompanhando o relator. Benedito Gonçalves quebrou a sequência e votou contra o cumprimento da pena no Brasil, mas com os veredictos de Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Boas e Sebastião Reis, a maioria simples dos ministros foi de acordo com homologação, contabilizando um placar de 9 a 2.

Robinho durante treinamento da Seleção Brasileira, em 2015 (Crédito: Getty Images)
Robinho durante treinamento da Seleção Brasileira, em 2015 (Crédito: Getty Images)

Após a maioria atingida, os ministros iniciaram a discussão sobre o cumprimento da punição, tratando da modalidade do regime e a data de reclusão de Robinho. O acordo na maioria foi pela cumprimento da pena seja feito de forma imediata e em regime fechado. A defesa do ex-jogador pode apelar a decisão e pedir que ele aguarde esse julgamento do pedido de liberdade.