Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FIM DA LINHA?

Schalke 04, tradicional clube da Alemanha, pode desaparecer; entenda

Sete vezes campeão da Alemanha, Schalke 04 corre risco de desaparecer completamente do futebol por problemas com dinheiro e rebaixamentos

Redação Publicado em 01/02/2024, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Schalke 04 - Getty Images
Schalke 04 - Getty Images

Um dos clubes mais tradicionais da Alemanha, o Schalke 04 corre grande risco de simplesmente desaparecer no final da temporada. Com dívidas que giram em torno de 165 milhões de euros (cerca de R$880 milhões), a equipe vive uma luta contra o rebaixamento para a terceira divisão alemã, representando praticamente um fim para o time.

Atualmente, o Schalke 04 está na 15ª colocação da segunda divisão, uma posição acima da zona de rebaixamento. Segundo o canal “Sky Sports”, em caso de uma possível queda, o time não teria uma licença necessária para jogar na terceira divisão, por conta de suas dívidas. Assim, o clube precisaria recomeçar com um status de armador, na base da pirâmide do futebol nacional.

“Os próximos seis meses serão vitais”, afirmou Karel Geraerts, treinador do Schalke 04.

Fundado em 1904, o time vai completar 120 anos de existência em 2024. No totale, acumulam sete títulos nacionais e cinco da Copa da Alemanha, além da conquista de uma Copa da Uefa em 1997. O Schalke 04 tem o segundo maior número de sócios da Alemanha, com 178 mil membros, atrás somente do Bayern de Munique, com 300 mil. A crise já vem de alguns anos. Em 2021, foram rebaixados pela primeira vez desde 1988, retornou à Bundesliga na última temporada, mas caiu novamente.

No momento o Schalke está em 15º, com 20 pontos, o mesmo que o Braunschweig, em 16º, e o Hansa Rostock, 17º. Na segunda divisão do Campeonato Alemão, os dois últimos colocados caem diretamente para a terceira divisão, enquanto o 16º disputa uma partida de playoff com o terceiro colocado da terceira divisão.