Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Futebol » FIM DO TRABALHO

Samuel Eto'o anuncia aposentadoria aos 38 anos

Com 22 anos de carreira, o camaronês é ídolo do Barcelona e Inter de Milão, e conquistou três Champions League

SportBuzz DIGITAL Publicado em 07/09/2019, às 16h02

Samuel Eto'o
Samuel Eto'o - Getty Images

No início deste sábado, 7, o camaronês Samuel Eto'o anunciou sua aposentadoria dos gramados aos 38 anos de idade, após 22 anos jogando. Eto'o fez história e se tornou lenda em grandes equipes da Europa, além de ser o principal jogador da Seleção de Camarões.

Por meio de um post enigmático no Instagram, Eto'o já havia sugerido aos fãs de que iria pendurar as chuteiras. "O final. Rumo a um novo desafio. Obrigado a todos vocês. Grande amor. Adrenalina", escreveu na legenda.

Seu primeiro grande contrato foi no Real Madrid, em 1997, contudo, por sua baixa idade, foi emprestado ao Leganés, onde ficou por uma temporada. Em 1998, voltou para o clube merengue com contrato até 2000, mas foi emprestado novamente para o Espanyol e para o Mallorca. Sendo contratado em 2000, pelo último.

No Mallorca, seu talento foi apresentado ao mundo pela primeira vez. Em 2002, ele foi campeão da Copa do Rei e se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 70 gols marcados em 163 jogos. Ele apenas deu adeus à equipe em 2004, quando se transferiu para o Barcelona, por 24 milhões de euros.

Na sua passagem pelo Barça, fez parte da equipe lendária que conquistou três títulos de LaLiga, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha e duas Champions League, sendo o melhor em campo contra o Arsenal (2005/2006) e autor de um gol na final contra o Manchester United (2008/2009).

Sua história no catalão, inclusive, lhe rendeu uma indicação para o melhor jogador do mundo, mas ficou com o terceiro lugar, atrás de Ronaldinho Gaúcho e Frank Lampard. Ele deixou o Barcelona em 2009.

Nesse ano, Samuel Eto’o foi contratado pela tradicional Inter de Milão, onde manteve seu alto nível de futebol e pôde repetir alguns feitos do Barcelona. Ele conquistou a tríplice coroa no primeiro ano de Internazionale: um Campeonato Italiano, uma Copa da Itália e uma Champions League, com o supertime comandado por José Mourinho. Ele permaneceu na Inter até a temporada de 2012.

Depois de ter conquistado tudo, ele fez as malas para a Rússia para atuar pelo Anzhi Makhachkala por três temporadas. Em 2014 voltou para a Europa. Depois jogou pelo Chelsea, Everton, Sampdoria, Antalyaspor e Konyaspor. Por fim, jogou pelo futebol do Catar, no Qatar SC, onde encerrou sua carreira nesta semana.

Pela Seleção Camaronesa venceu as Olimpíadas de 2000 e duas vezes a Copa Africana de Nações, em 2000 e 2002, e é o maior artilheiro da história da equipe com 55 gols marcados.

 

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!