Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTO

Renato Gaúcho lamenta morte do técnico Valdir Espinosa: "Perdi meu segundo pai"

Renato foi treinado por Valdir no início de sua carreira no Grêmio

Mariana Millan Publicado em 27/02/2020, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Gaúcho - Getty Images
Renato Gaúcho - Getty Images
Morreu nesta quinta-feira, 27, o técnico Valdir Espinosa, aos 72 anos, no Rio de Janeiro.
O profissional, que atualmente ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo, ficou conhecido por comandar o Grêmio nas vitórias da Copa Libertadores e no Mundial de Clubes de 1983. O treinador faleceu devido a complicações de uma cirurgia no abdômen feita dia 17 de fevereiro. A informação foi confirmada pela diretoria do Botafogo.
Através de sua assessoria de imprensa, Renato Gaúcho, atual treinador do Grêmio, lamentou a perde de seu antigo mentor. 
"Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. E tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus meu grande amigo", afirmou ele. 
O Grêmio também emitiu uma nota de pesar: "O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983. Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor". 
Valdir nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e começou a carreira no esporte como jogador. Ele ocupada a posição de Lateral-direito e jogou pelo Grêmio, CSA, Esportivo e Vitória.
Em 1979, pendurou as chuteiras e decidiu seguir na carreira de técnico. Iniciou no Esportivo e passou por outros diversos, como Ceará, Londrina, Al-Hilal, Cerro Porteño, Flamengo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Portuguesa, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Santa Cruz, Vasco, entre outros.
Fora das quatro linhas, Espinosa trabalhou como comentarista nos canais Sportv e PFC, entre 2008 e 2009. Em 2010, foi comentarista na Rádio Manchete e, em 2012, na Rádio Globo,
Foi coordenador técnico do Grêmio desde a volta de Renato Portaluppi como técnico, em 2016, mas foi demitido em 10 de agosto de 2017.
Em 12 de dezembro de 2019, assumiu a gerencia de futebol do Botafogo.