Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / "DEVERIA AMADURECER"

Real Madrid: Reina culpa Vini Jr em caso de racismo

Depois de sofrer com ataques racistas na partida do Real Madrid, Vini Jr viu um ex-jogador do Barcelona criticá-lo após o ocorrido no estádio Mestalla

Redação SportBuzz Publicado em 25/05/2023, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vini Jr ainda segue sendo alvo de críticas após o caso de racismo na partida entre Real Madrid e Valencia - GettyImages
Vini Jr ainda segue sendo alvo de críticas após o caso de racismo na partida entre Real Madrid e Valencia - GettyImages

O racismo sofrido por Vini Jr na partida entre Valencia e Real Madrid ainda não foi suficiente para a compreensão de alguns jogadores espanhóis sobre o tema. Ex-Barcelona, Liverpool, Milan e Bayern de Munique, Reina abriu o jogo sobre o ocorrido com o craque brasileiro em entrevista para o jornal "Marca". O goleiro condenou os atos racistas, mas colocou uma parcela de culpa no jogador merengue. 

"Em primeiro lugar, qualquer comportamento racista deve ser interrompido. Então, não acredito que haja racismo em todos os estádios da Espanha ou que um estádio inteiro seja racista. Existem os tolos que são difíceis de conter sempre. O que você precisa fazer é identificá-los e nunca mais entrar em um estádio. Esses quatro, oito ou mil que chamaram Vinícius de 'macaco' devem ser condenados. É triste que isso aconteça", começou. No entanto, Reina assumiu que Vini Jr tem culpa em sofrer com esse tipo de atitude. 

"Dito isso, eu vejo que às vezes não é só racismo, não é que um torcedor é racista ou não, mas sim que eles descontaram em um determinado jogador, porque ele pode falar demais em determinado momento... Já aconteceu com todos nós, inclusive eu. Como reflexão geral, quanto menos você provocar as arquibancadas, menos você provocar os rivais e quanto menos você protestar com o árbitro, mais respeito você terá de todos", seguiu.

Reina e Vini Jr já tiveram alguns problemas em partidas entre Villarreal e Real Madrid, e o goleiro entende que o atacante tem culpa devido a sua postura dentro de campo. Na visão do jogador de 40 anos de idade, o brasileiro precisa "amadurecer" mesmo admitindo que o craque seja um dos melhores jogadores do mundo. 

Vini Jr durante a partida contra o Valencia (Crédito: Getty Images)
Vini Jr durante a partida contra o Valencia (Crédito: Getty Images)

 "Minha humilde posição, nem que seja antiga, digo para se dedicar mais a jogar, para focar mais nisso, em ser um grande futebolista. Ele é, rápido, desequilibrante, já definindo bem na meta... Ele está se tornando um dos melhores do mundo. Mas acho que ele também deveria amadurecer no comportamento, em ter mais respeito pelos rivais, em entender alguns valores ou códigos não escritos do futebol. Isso melhoraria seu desempenho. Não pode ser que cada jogo fora de casa seja uma guerra para ele", continuou.

Além disso, ele revelou que teve conversas com alguns jogadores do Real Madrid sobre Vinícius Jr e seu comportamento dentro de campo. Mais uma vez, o goleiro do Villarreal condenou o racismo, mas não isentou o atacante brasileiro de sofrer com esse tipo de crime devido a sua postura dentro das quatro linhas. 

"Eu contei ao Nacho e ao Carvajal quando nos encontramos na Copa. O fato do Vinícius se comportar assim às vezes impacta o time como um todo. Se fosse meu parceiro, eu falaria, como falo aqui, para algum jovem que não esteve certo em algum momento. É um problema de valores e de educação, da parte de todos. Não funciona para mim que o mundo inteiro esteja contra mim porque eles são racistas. E, insisto, condeno qualquer tipo de racismo ou insinuação racista", explicou. 

Fora colocar Vini Jr entre os culpados por sofrer racismo no futebol espanhol, Reina sugeriu mudanças e também deixou claro que o país não é racista. Pelo contrário, esse grupo de criminosos são compostos por um pequeno grupo de pessoas e que não merecem relevância. 

"Há racismo na Inglaterra, na França, na Itália... E devemos lutar contra ele ativamente. Exclua essas pessoas do futebol. Porque existem 'torcedores' em muitos campos, é por isso que sanções exemplares devem ser aplicadas: fechar estádios, interromper partidas. Isso me parece perfeito, mas também acho que nem tudo é racismo. A Espanha não é racista, ou pelo menos não é mais racista que outros países, embora existam atitudes racistas de alguns tolos", finalizou.