Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Barcelona: Xavi polemiza e discorda de anulação em expulsão de Vini Jr

A anulação da expulsão de Vini Jr foi tema de debate na entrevista coletiva de Xavi após a derrota do Barcelona para o Valladolid na La Liga

Lucas Miluzzi Publicado em 24/05/2023, às 07h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xavi gerou polêmica ao falar da anulação da expulsão de Vini Jr no Real Madrid - GettyImages
Xavi gerou polêmica ao falar da anulação da expulsão de Vini Jr no Real Madrid - GettyImages

O caso de racismo contra Vini Jr segue com sua repercussão na Espanha. Desta vez, foi Xavi quem deu uma declaração polêmica após a derrota do Barcelona para o Real Valladolid durante a última terça-feira, 23, pela 36ª rodada da La Liga. Na entrevista coletiva, o treinador do Barça foi questionado em relação a medida que a Federação Espanhola de Futebol tomou em anular o cartão vermelho recebido por Vinícius durante a derrota para o Valencia

Vinícius Jr foi expulso do jogo da última rodada da La Liga, realizado no domingo, 21, após ter levado um mata-leão do rival e revidado. Após toda a repercussão negativa do caso de racismo contra Vini Jr no Mestalla, o futebol espanhol buscou tomar algumas providências e uma delas foi a anulação de seu cartão vermelho. Xavi não gostou da decisão e questionou o motivo disso ter sido feito a favor do Real Madrid. 

Na visão do treinador do Barcelona, a agressão de Vini Jr não está atrelada ao racismo que o jogador sofreu durante a partida contra o Mestalla. Vale destacar que o atleta foi expulso depois do jogo ter sido paralizado devido aos gritos racistas ao craque do Real Madrid. Um pouco depois, no final do confronto, uma nova confusão foi gerada, o brasileiro foi agredido e revidou. Na oportunidade, apenas o atacante merengue recebeu o cartão vermelho. 

"Não sei se é justo. Na minha opinião, deve-se censurar os atos racistas e insultos. Outra coisa são os atos dos jogadores e o que fazem dentro de campo. Está claro que houve uma agressão (de Vinicius Junior) e me surpreende a remoção do vermelho, sinceramente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra", afirmou Xavi durante a sua entrevista coletiva após a derrota de 3 a 1 do Barcelona para o Real Valladolid. 

Vermelho para Vini Jr foi anulado; saiba mais!

Nesta terça-feira, 23, a Federação Espanhola de Futebol tomou atitudes sobre o lamentável caso de racismo cometido por torcedores do Valencia contra Vini Jr. Sendo assim, o clube espanhol sofreu sua primeira punição e irá precisar fechar a “Arquibancada Mario Kempes”, setor do estádio Mestalla onde o brasileiro apontou as pessoas que o insultaram.

Dessa forma, o setor do estádio não poderá receber torcedores pelas próximas cinco partidas, que irão ser acumuladas até a próxima temporada, já que a competição tem penas duas rodadas restantes. Vale ressaltar que essa é a primeira sanção esportiva feita pela federação dentre as dez denúncias de racismo contra o atacante do Real Madrid.

Éder Militão ao lado do árbitro de Valencia x Real Madrid, no momento da expulsão de Vini Jr (Crédito: Getty Images)
Éder Militão ao lado do árbitro de Valencia x Real Madrid, no momento da expulsão de Vini Jr (Crédito: Getty Images)

Além disso, o cartão vermelho recebido por Vinicius Jr, já nos últimos minutos da partida, foi anulado pela Federação Espanhola. O brasileiro, que acabou agredindo um adversário fora de lance, foi o único punido em uma confusão onde foi sufocado por um dos atletas do Valencia, que saiu impune da situação, que foi revisada pelo VAR.