Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Quatro querem o tetra: a corrida dos brasileiros na Libertadores

Neste ano, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo vão brigar na Libertadores pela hegemonia e posto de maior campeão do torneio continental no país

Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo buscam o tetra inédito da Libertadores - Getty Images
Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo buscam o tetra inédito da Libertadores - Getty Images

A Libertadores 2024 terá um fator interessantes para os clubes brasileiros. A briga pela hegemonia e domínio no torneio continental estará dividida entre Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, já que compartilham o posto de maiores campeões da competição pelo país verde e amarelo.

O único que está no mesmo patamar e que não terá a chance de entrar na briga é o Santos. Ainda que o Alvinegro seja tricampeão da Libertadores, como os citados acima, a Série B do Campeonato Brasileiro e o Paulistão são as únicas disputas na agenda santista para a temporada.

Em 2023, o sonho do tetra foi dividido somente entre Flamengo e Palmeiras, ambos campeões recentes (2020, 2021 e 2022). Porém, o Rubro-Negro foi surpreendido e eliminado pelo Olímpia nas oitavas de final, enquanto o Verdão amargou para o Boca Juniors nas semis após decisão nos pênaltis, que tem sido o calcanhar de Aquiles do técnico Abel Ferreira em mata-mata.

Neste ano, o Grêmio conseguiu a classificação após se sagrar vice do último Campeonato Brasileiro, enquanto o São Paulo obteve a vaga pelo título da Copa do Brasil. A última vez que o Imortal levantou a taça da Libertadores foi em 2017, contra o Lanús, enquanto o Soberano triunfou diante do Athletico-PR na decisão de 2005.

No que diz respeito ao número de participações, o Palmeiras sai na frente: a equipe esteve presente em 24 edições da Libertadores. Logo atrás, os tricolores empatam: Grêmio e São Paulo somam 22 aparições na competição sul-americana. Já o Flamengo deixou a sua marca em 20 temporadas.