Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PREMIER LEAGUE

Presidente da Premier League entrega cargo após venda do Newcastle

Presidente da liga inglesa anuncia saída do cargo após permitir venda do clube para fundo de investimentos saudita

Redação Publicado em 17/11/2021, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da Premier League entrega cargo após venda do Newcastle - GettyImages
Presidente da Premier League entrega cargo após venda do Newcastle - GettyImages

A venda do Newcastle para um fundo de investimentos público da Arábia Saudita, no início do mês passado, ainda incomoda os times da Premier League. Por conta da polêmica venda do clube, o presidente da liga inglesa, Gary Hoffman, deixará o cargo no final de janeiro. A informação é da emissora “Sky Sports”.

Hoffman, que ocupa o cargo há 19 meses, não resistiu à reação dos clubes da Premier League após a venda do Newcastle. O mandatário foi duramente criticado por autorizar a negociação para o fundo de investimentos, liderado pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman.

Apesar da manifestação dos times, a Premier alegou que recebeu garantias de que o estado saudita não comandaria o clube inglês.

Representantes de oito equipes da primeira divisão do futebol da Inglaterra se uniram para trabalhar em novas regras para a liga, com o objetivo de impedir que clubes cheguem a acordos com empresas ligadas a seus proprietários. De acordo com a imprensa inglesa, o texto deve ser apresentado no final de novembro.

No dia 7 de outubro, o Newcastle foi comprado por cerca de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões), e se tornou um dos clubes mais ricos do mundo. O príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, é o líder do fundo de investimentos públicos do país, responsável pela aquisição do time inglês.

As negociações começaram há mais de um ano e foram retomadas agora. Um acordo entre os sauditas e a emissora “belN Sports”, do Catar, foi responsável pela retomada das negociações pela aquisição do clube.

Em julho de 2020, a Premier League e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de piratear a transmissão da liga no país e, assim, a negociação foi encerrada.