Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / Eita!

Náutico recebe punição inédita da CBF por descumprir mecanismo de solidariedade

Clube pernambucano poderá recorrer sobre a decisão tomada pela organização futebolística

SportBuzz Digital Publicado em 30/08/2019, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Náutico (Crédito: Divulgação/Ricardo Duarte/SCI/Imagens Públicas)
Náutico (Crédito: Divulgação/Ricardo Duarte/SCI/Imagens Públicas)

Um feito raro na história do futebol brasileiro veio à tona na última quinta-feira, 29. Segundo informações veiculadas pelo Globo Esporte, o Náutico recebeu uma punição inédita da CBF, o que causou um grande alvoroço dentro do clube e entre os torcedores nas redes sociais.

A punição aplicada está relacionada ao descumprimento de um artigo chamado mecanismo de solidariedade, que se refere ao não pagamento de um valor, de 5%, que deve ser obrigatoriamente distribuído entre os clubes que contribuíram para a formação de um atleta. A fim de manter o sigilo sobre as partes envolvidas, o time não revelou o nome do jogador, muito menos da equipe que não foi paga.

Como fruto da penalidade, a CBF definiu que o Timbu não poderá registrar novos jogadores em um período de seis meses. Porém, cabe aos responsáveis legais pelo clube pernambucano recorrerem e tentarem amenizar a pena estipulada.

Até então, o Náutico ainda não se pronunciou oficialmente sobre caso. 

Confira o que fiz o artigo em questão:

Art. 58 - Se um atleta profissional transferir-se de forma onerosa em caráter definitivo ou temporário de um clube para outro antes de findo seu contrato especial de trabalho desportivo, os clubes que deram suporte à sua formação e educação receberão uma parte da indenização a título de contribuição de solidariedade, distribuída proporcionalmente ao número de anos em que o atleta esteve inscrito em cada um deles ao longo das temporadas.

Parágrafo Único - O mecanismo de solidariedade nas transferências nacionais será de 5% (cinco por cento) do valor pago pelo novo clube do atleta, sendo obrigatoriamente distribuídos entre os clubes que contribuíram para a formação do atleta.