Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTO

Morre Jair Bala, ídolo do América-MG

Ex-atacante e ídolo do América-MG, Jair Bala estava internado em Belo Horizonte; jogador ainda somou passagens por Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Santos

Redação Publicado em 27/12/2022, às 17h09 - Atualizado às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morre Jair Bala, ídolo do América-MG - Divulgação/ América-MG
Morre Jair Bala, ídolo do América-MG - Divulgação/ América-MG

O ex-jogador e treinador Jair Bala, ídolo do América-MG, morreu nesta terça-feira, 27, aos 79 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi confirmada pelo Coelho mas redes sociais.

O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do nosso ídolo Jair Bala! Desejamos muita força para a família, amigos e fãs!”, escreveu o clube.

Ídolo do futebol mineiro, Jair ainda somou passagens por Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Santos em sua carreira. No América, foram duas passagens: 1964-1965 e 1970-1971. Com a camisa do Coelho, o ex-atacante marcou 78 gols e conquistou o título do campeonato Estadual em 1971; ele é o sexto maior artilheiro da história do clube.

Depois de encerrar sua carreira como jogador profissional, Jair Bala voltou ao América-MG como treinador nas décadas de 1970 e 1980. No cargo, comandou a equipe em 232 jogos, sendo o terceiro técnico com mais partidas na história do clube. No Santos, substituiu Pelé na icônica partida do milésimo gol do Rei do futebol, contra o Vasco, no Maracanã, em 1969.

Riva local do América-MG, o Cruzeiro também lamentou a morte de Jair. “Lamentamos o falecimento de Jair Bala, uma das grandes referências na história do futebol mineiro. Aos familiares, amigos e fãs, desejamos força neste momento de dor”, escreveu o clube nas redes sociais. 

O Palmeiras também se manifestou: “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do ex-jogador Jair Bala, campeão brasileiro com o nosso manto em 1967. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento difícil”.