Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LÍDER DO RANKING!

Mesmo sem títulos em 2023, Flamengo lidera ranking da CBF; confira

Nesta sexta-feira, 8, a CBF divulgou o Ranking Nacional de Clubes de 2023 e o Flamengo permanece na 1ª colocação; confira

Redação Publicado em 08/12/2023, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mesmo sem títulos em 2023, Flamengo lidera ranking da CBF; confira - Getty Images
Mesmo sem títulos em 2023, Flamengo lidera ranking da CBF; confira - Getty Images

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira, 8, o Ranking Nacional de Clubes, com atualização de acordo com o desempenho das equipes em 2023. Dessa forma, pelo quarto ano consecutivo, o Flamengo continua na liderança, mesmo sem conquistar nenhum título nesta temporada. O Palmeiras, atual bicampeão brasileiro, aparece em segundo.

É importante esclarecer que a CBF montou um método para a criação desse ranking, com uma classificação técnica que engloba 239 clubes do futebol brasileiro. Sendo assim, cada equipe carrega uma pontuação que é mensurada pelo desempenho em competições nacionais e internacionais. O maior pontuador deste ano segue sendo o Mengão, com 16.678 pontos.

O Palmeiras, por sua vez, que confirmou o bicampeonato do Brasileirão na última quarta-feira, 6, somou 15.372 pontos e ficou em segundo. Além do título brasileiro, o 12º em sua história, o Verdão conquistou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista no primeiro semestre.

Fechando o pódio, o São Paulo apareceu em terceiro com 14.828 pontos, duas posições acima do último ranking, levando em consideração a conquista inédita da Copa do Brasil. O Fluminense, atual campeão da Libertadores, ficou apenas com a sétima colocação, com pontuação de 12.672.

Palmeiras conquistou seu 12º título brasileiro na última quarta-feira, 6
Palmeiras conquistou seu 12º título brasileiro na última quarta-feira, 6 (Crédito: Getty Images)

Além dos clubes citados, os primeiros dez colocados são formados por Athletico-PR, em quarto, Atlético-MG, em quinto, Corinthians, em sexto, Grêmio, em oitavo, Fortaleza, em nono, e o América-MG, que ocupou a décima colocação. Clubes como Santos, Botafogo, Internacional e Cruzeiro foram ranqueados entre a 11ª e 17ª posição.