Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PRÉ-LIBERTADORES!

Libertadores pode ter confronto brasileiro em fase prévia; confira

Em sorteio organizado pela Conmebol, as fases preliminares da Libertadores foram definidas e pode ter confronto brasileiro; confira

Redação Publicado em 19/12/2023, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Libertadores pode ter confronto brasileiro em fase prévia; confira - Getty Images
Libertadores pode ter confronto brasileiro em fase prévia; confira - Getty Images

Antes mesmo do ano virar, a Conmebol já deixou tudo preparado para o início da Libertadores, a principal competição do continente americano. Em evento realizado na tarde desta terça-feira, 19, os jogos das primeiras fases foram sorteados e os caminhos foram definidos para os clubes que não estão confirmados na fase de grupos.

Nesta edição da Libertadores, três fases irão anteceder a disputa nos tradicionais grupos. Com classificação pelo Brasileirão, Bragantino e Botafogo entram na segunda etapa preliminar. Os cariocas enfrentam o Aurora, da Bolívia, ou Melgar, do Peru, enquanto a equipe de Bragança Paulista encara o Águilas Doradas, da Colômbia.

No entanto, pelo caminho determinado pelo sorteio da Conmebol, a Libertadores não poderá contar com oito clubes brasileiros na fase de grupos. Além dos seis que já estão classificados, que são Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e o atual campeão Fluminense, apenas um entre Botafogo e Bragantino avançará da terceira fase preliminar.

Isso porque as duas equipes se cruzam justamente no último confronto antes da fase de grupos, caso ambas consigam a classificação na anterior. A chamada pré-Libertadores é dividida em três fases, com 24 clubes brigando por apenas quatro vagas para o início da competição de fato.

Último confronto entre Bragantino e Botafogo, válido pelo Brasileirão
Último confronto entre Bragantino e Botafogo, válido pelo Brasileirão (Crédito: Vitor Silva / Botafogo)

Pelo regulamento, os clubes brasileiros não participam da primeira fase, garantindo uma classificação automática para o segundo confronto, que está previsto para a semana do dia 22 de fevereiro. A terceira etapa, que pode colocar Botafogo e Bragantino em confronto, acontece entre os dias 2 e 4 de abril.