Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIVERPOOL

Klopp critica venda do Newcastle e questiona fair play financeiro: “Mais uma superpotência”

Clube foi comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita: “É o terceiro clube que um país é dono”

Redação Publicado em 15/10/2021, às 13h50 - Atualizado às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Klopp critica venda do Newcastle e questiona fair play financeiro: “Mais uma superpotência” - GettyImages
Klopp critica venda do Newcastle e questiona fair play financeiro: “Mais uma superpotência” - GettyImages

A venda do Newcastle para um fundo de investimentos da Arábia Saudita segue gerando debate no futebol inglês. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 15, o técnico Jürgen Klopp, do Liverpool, comparou a negociação pelo tradicional clube inglês com o projeto da Superliga da Europa, que foi cancelada em menos de três dias após seu anúncio.

Para Klopp, se os novos donos do Newcastle “tiverem paciência”, o clube será uma superpotência em cinco anos.

“O que isso significa para o futebol? Há alguns meses nós tivemos um grande problema, todo o mundo do futebol, com 12 clubes tentando criar uma Superliga. Não aconteceu. Isso é tentar criar um super time, se quiser. É quase a mesma coisa. Garantir vagas na Champions League em alguns anos”, afirmou o comandante dos Reds.

“É claro: em cinco ou seis anos, se os donos tiverem paciência, eles serão uma superpotência. Eles têm dinheiro para comprar a liga inteira”, completou.

Em abril deste ano, 12 grandes clubes da Europa anunciaram a criação da Superliga. Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão, Juventus e Milan foram os times que fizeram parte do projeto. Diante da reprovação, os clubes ingleses deixaram a liga dois dias depois.

Novo rico do futebol europeu, o Newcastle traça os caminhos de Manchester City e Paris Saint-Germain, clubes adquiridos por poderes econômicos dos Emirados Árabes e do Catar, respectivamente. Klopp citou o fair play financeiro e afirmou que será apenas mais um clube comprado por um país.

“Ninguém sabe como funciona o Fair Play Financeiro hoje em dia. Ele ainda existe? Os torcedores do Newcastle estão amando, claro. Para o resto de nós é mais uma superpotência. Não é a primeira vez. É o terceiro clube que tem um país como dono”, disse o treinador.

O Liverpool enfrenta o Watford neste sábado, 16, às 8h30 (de Brasília), fora de casa, pela oitava rodada da Premier League. O time comandado por Klopp é o vice-líder, com 15 pontos.