Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA AMÉRICA

Em jogo dramático, Peru vence Paraguai nos pênaltis após empatar 3 a 3 no tempo normal

Gustavo Gómez, Junior Alonso e Ávalos marcaram para o Paraguai, enquanto Lapadula duas vezes e Yotún fizeram os gols do Peru na partida

Redação Publicado em 02/07/2021, às 19h32 - Atualizado às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Peru comemorando gol - Getty Images
Jogadores do Peru comemorando gol - Getty Images

Nesta sexta-feira, 02, Peru e Paraguai se enfrentaram no Estádio Olímpico, em Goiânia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América. Gustavo Gómez abriu o placar aos 10 minutos de jogo no rebote de uma jogada de escanteio, mas Lapadula marcou duas vezes para virar o jogo para o Peru ainda no primeiro tempo.

No final da primeira etapa, o capitão paraguaio ainda foi expulso de campo. No início do segundo tempo, mesmo com um a menos, o Paraguai foi para cima e empatou a partida com Junior Alonso. Aos 35 minutos da segunda etapa, Yotún chutou, a bola desviou na zaga, matando o goleiro Anthony Silva e colocando o Peru novamente em vantagem, mas aos 44, Gabriel Ávalos empatou a partida, que foi decidida nos pênaltis.

Após o empate em 3 a 3 no tempo normal, o Peru venceu o Paraguai nas penalidades e se classificou para a semifinal da Copa América. Agora espera seu adversário que sairá do confronto entre Brasil e Chile, que se enfrentam nesta sexta-feira, 02, as 21h, no Estádio Nilton Santos.

ESCALAÇÕES

PERU: Gallese; Corzo, Christian Ramos, Santamaría e Trauco; Tapia; Carrillo, Pena, Yotún e Cueva; Lapadula;

PARAGUAI: Anthony Silva; Espínola, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Héctor Martínez; Angel Romero, Villasanti, Lucena e Arzamendia; Sánchez e Gonzalez.

1º Tempo

O início do jogo foi muito duro, com muitas faltas marcadas logo nos primeiros minutos de partida. Mas não demorou muito para o primeiro zero sair do placar. Aos 10 minutos, gol do Paraguai! Sánchez cobrou escanteio, Martínez testou forte, o goleiro Gallese conseguiu defender, mas Gustavo Gómez aproveitou o rebote e abriu o placar.

A partir daí as equipes passaram a se preocupar em jogar mais e bater menos, fazendo com que o jogo subisse de qualidade. E aos 20, saiu o empate do Peru! Carrillo encarou a marcação pela direita, ganhou e cruzou rasteiro. Lapadula antecipou Gustavo Gómez e só colocou no fundo da rede.

Até que, aos 22 minutos, surgiu o primeiro lance que fez com que o árbitro Esteban Ostojich começasse a perder o controle da partida. Santamaría atropelou Espínola dentro da área, a equipe do Paraguai pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir e não foi revisar o lance no VAR, mas de fato havia acontecido o pênalti no jogador paraguaio.

A partida seguiu com os nervos dos jogadores esquentando e, aos 40 minutos, o Peru virou o jogo! Carrillo iniciou a jogada pelo meio e tocou de letra para Tapia. O camisa 13 deu um lindo passe para Lapadula dentro da área, que bateu de primeira, e colocou o Peru em vantagem.

Enquanto o VAR checava o gol, os jogadores do Paraguai reclamavam de um toque de mão no início da jogada e o árbitro mostrou cartão amarelo para o capitão Gustavo Gómez.

Minutos depois, nos acréscimos, Gómez se enroscou com Lapadula e os dois ficaram no chão. O árbitro marcou falta a favor do Paraguai. Em seguida, aplicou o segundo cartão amarelo em Gustavo Gómez, por ter deixado o braço após sofrer a falta, na interpretação dele. Após expulsar o zagueiro do Palmeiras, o jogador ficou extremamente revoltado e quase partiu para cima do árbitro.

2º Tempo

Mesmo com um a menos, o Paraguai partiu para cima nos primeiros minutos da segunda etapa e logo conseguiu o empate, com Junior Alonso! Sánchez cobrou escanteio da direita, a bola desviou em Tapia e sobrou para o zagueiro do Atlético-MG completar de canhota, na segunda trave, para o fundo do gol.

Apesar da superioridade paraguaia no começo do jogo, nos minutos seguintes o Peru conseguiu equilibrar as ações, mas o Paraguai continuou jogando de igual para igual mesmo com um jogador a menos.

Aos 19 minutos, Cueva deixou Trauco de frente para o gol, ele invadiu a área e bateu de canhota, cruzado, mas a bola saiu à esquerda do gol de Antony Silva. Minutos depois, Carrillo deu lindo chapéu na marcação e tocou para Orneño, que arriscou de fora da área, mas o goleiro paraguaio fez outra boa defesa.

Até que aos 35 minutos o Peru voltou a passar à frente no placar! Carrillo cortou para o meio e rolou para Yotún, que de muito longe, arriscou um chute que parecia não levar perigo, mas a bola desviou em Rojas e matou o goleiro Antony Silva.

No final do jogo, aos 39, Carrillo dividiu com Piris da Motta e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Com a igualdade numérica em campo, o Paraguai partiu para cima e conseguiu novamente empatar o jogo de forma heroica!

Aos 44 minutos, após um chutão de Antony Silva, Martínez colocou dentro da área, Samudio brigou com a marcação e rolou para Ávalos, que apenas precisou empurrar para dentro e deixou tudo igual.

Após o empate em 3 a 3 no tempo normal, o Peru venceu o Paraguai nas penalidades e se classificou para a semifinal da Copa América. Agora espera seu adversário que sairá do confronto entre Brasil e Chile, que se enfrentam nesta sexta-feira, 02, as 21h, no Estádio Nilton Santos.