Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DIAS DE LUTA

Hakan Sukur, autor do gol mais rápido da história das Copas, virou perseguido político e trabalha como motorista de aplicativo

O ex-jogador, que é ídolo pelo Galatasaray, por onde conquistou oito títulos nacionais, vive uma realidade diferente dos ex-jogadores

Marcello Sapio Publicado em 13/01/2020, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hakan Sutur vive uma realidade diefrente do habitual - Getty Images
Hakan Sutur vive uma realidade diefrente do habitual - Getty Images

Na Copa do Mundo de 2002, que fora realizada da Coreia do Sul e Japão, o turco Hakan Sukur entrou para a história ao fazer o gol mais rápido da história do mundial, no jogo entre Turquia e Coreia do Sul, aos 47 segundos.

Já aposentado, ele vive uma realidade um pouco diferente da maioria dos ex-jogadores famosos. Aos 48 anos, Hakan atualmente trabalha como motorista de aplicativo e vende livros para sobreviver.

Além disso, ele é considerado perseguido político por ser contra o atual governo do país.

Logo ao se aposentar, Hakan Sukur entrou para a política, em 2008, vinculando-se ao partido de Recep Erdogan, atual presidente, conseguindo uma vaga no Parlamento, em 2011.

Porém, sua vida começou a mudar quando renunciou como parlamentar, em 2013. Ele se dizia contra ao governo de Erdogan e também ao movimento islâmico do clérigo Fethullah Gülen.

Ele chegou a virar comentarista de TV, mas fora acusado de ofender o presidente em publicações no Twitter. Para piorar, ele foi acusado por Erdogan de fazer parte de um grupo terrorista local.

Com isso, Hakan teve seus bens bloqueados, teve que sair do país e escolheu os Estados Unidos, onde trabalha como motorista.

Em uma entrevista ao portal alemão Welt am Sonntag, ele comentou sobre a "nova vida": "Estou começando a trabalhar agora. Não tenho mais nada em nenhuma parte do mundo. Erdogan tirou tudo de mim. Meu direito à liberdade, o direito de me explicar, de me expressar e o direito ao trabalho".

Hakan Sukur jogou a maior parte da carreira na Turquia, principalmente no Galatasaray, por onde conquistou oito títulos nacionais e tem mais de 500 jogos pelo clube. Ele ainda tem passagem pela Inglaterra e pela Itália.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.