Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ?

FPF se reúne com organizadas para debater a volta de torcida visitante

Entidade quer que Supercopa, em Minas Gerais, que terá torcida do São Paulo e do Palmeiras, como exemplo para possibilidade de fim da torcida única

Redação Publicado em 19/01/2024, às 17h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras e São Paulo - Getty Images
Palmeiras e São Paulo - Getty Images

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 19, com os líderes das torcidas organizadas do Palmeiras e do São Paulo, que se enfrentam na Supercopa do Brasil, no começo de fevereiro, para discutir um plano de segurança para o jogo, que acontece na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com ambas as torcidas presentes nas arquibancadas.

Durante a reunião, que contou com a presença do Capitão Felipe Longo, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, e do delegado Cesar Saada, da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva, o presidente da FPF admitiu que quer utilizar o jogo em Minas Gerais como um exemplo para colocar em debate o fim das torcidas únicas em clássicos do estado de São Paulo, que acontece desde 2016.

A intenção foi buscar o compromisso das organizadas de que o duelo do dia 4 de fevereiro esteja livre de incidentes fora de campo para poder retomar a conversa com as autoridades do estado pela volta de visitantes aos estádios paulistas em partidas que envolvam Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo. O Ministério Público, que todo ano renova a recomendação de confrontos com torcida única, não teve representantes na reunião. No encontro, houve uma promessa dos torcedores organizados de que na Supercopa não haverão confusões.

No ano passado, houve uma discussão semelhante durante o Campeonato Paulista, quando o jogo entre Palmeiras e Santos, realizado no Morumbi, casa do São Paulo, aconteceu sem problemas graves, ainda com torcida única. Porém, quatro dias depois, uma emboscada de palmeirenses contra corintianos fez com que o grupo que debatia a possibilidade desistisse da ideia. O jogo em Belo Horizonte traz uma oportunidade que é vista como única pelos que defendem a volta dos visitantes aos estádios em clássicos.

Será a primeira vez que dois times paulistas se enfrentarão com as duas torcidas presentes no estádio desde 2016, quando uma série de confrontos violentos entre corintianos e palmeirenses depois de um clássico no Pacaembu fez com que a determinação fosse colocada em vigor. As autoridades se apegam aos números para manter a recomendação.