Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DE SAÍDA?

Entenda o motivo por trás do interesse do Grêmio em Soteldo, do Santos

Grêmio e Santos começam a discutir últimos detalhes de negociação envolvendo atacante venezuelano para suprir lacuna do elenco tricolor

Redação Publicado em 18/12/2023, às 13h03 - Atualizado às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yeferson Soteldo - Getty Images
Yeferson Soteldo - Getty Images

Parece que o antigo sonho do Grêmio está perto de reforçar o plantel do clube para a temporada de 2024. O atacante venezuelano Yeferson Soteldo tem tudo para ter sua negociação oficializada pelos gaúchos nos próximos dias, com um contrato de empréstimo com o Santos de um ano. O jogador chega para preencher uma lacuna no ataque tricolor previamente citada pelo treinador Renato Portaluppi durante todo o ano. Os dois times estão terminando de acertar os detalhes do acordo.

Não é a primeira vez que os gaúchos tentam a contratação do atacante. Anteriormente nos planos do time quando sua permanência no litoral paulista era incerta e também antes do retorno ao Santos, em 2022. Internamente, sempre houve aprovação sobre a qualidade técnica de Soteldo. Renato é um dos entusiastas do venezuelano, por exemplo, mesmo sabendo dos problemas extracampo. A qualidade é o motivo mais óbvio pela procura. O ataque do Grêmio  sofreu com lacunas na temporada. Neste momento, pode-se dizer que somente quatro jogadores que atuaram no ano têm presença garantida no ano que vem: Everton Galdino, Lucas Besozzi, João Pedro Galvão e Nathan Fernandes.

Com uma lista de saídas encabeçada por Luis Suárez, o Grêmio também deve contar com a saída de Juan Iturbe, que está em fim de contrato e não deve renovar, e Ferreira, que é alvo do São Paulo, que deseja fechar o negócio até o Natal. O treinador sempre apontou a dificuldade do time sem um atleta de velocidade e drible no plantel. A principal opção, Ferreirinha demorou para deslanchar e só atingiu seu melhor nível na reta final do Campeonato Brasileiro. Assim, Soteldo é visto como um reforço importante para preencher esta lacuna.

Grande destaque do Santos entre os anos de 2019 e 2021, ficou um tempo fora até voltar em 2022, após passar pelo Toronto, na MLS, e Tigres, do México. A volta do camisa 10, entretanto, foi bem discreta. Em mais ou menos um ano e meio, o venezuelano fez somente um gol em 39 jogos, além de nove assistências concedidas. Com um ano de 2023 repleto de pontos negativos, Soteldo lesionou o ombro no começo do ano passado por cirurgia. Na metade da temporada, foi afastado por Paulo Turra por problemas indisciplinares. Além de outras lesões, o jogador foi incapaz de ajudar no inevitável rebaixamento inédito do clube.