Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DINHEIRO CHEGANDO

Dono do PSG pode adquirir uma pequena parte do Tottenham

Nasser Al-Khelaifi deseja comprar uma porção do Tottenham e começar um novo grupo de clubes parceiros no futebol, sendo o primeiro a ser bancado com dinheiro do Qatar

Redação Publicado em 10/01/2023, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nasser Al-Khelaifi deseja investir em mais clubes além do PSG - Getty Images
Nasser Al-Khelaifi deseja investir em mais clubes além do PSG - Getty Images

Nasser Al-Khelaifi está interessado em comprar o Tottenham Hotspur, clube da Premier League e que compõe o big six, grupo dos maiores clubes da Inglaterra. O dono do PSG estaria interessado, porém, em conseguir apenas uma pequena parcela da equipe londrina, isso visando a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.

Com isso, o PSG não estaria comprando 100% do Tottenham, mas apenas uma pequena parcela. O motivo seria que a Qatar Sports Investments deseja vender pequenas ações da BeIN Sports, canal de televisão internacional do Qatar. Além disso, há uma disputa com investidores rivais, como os do Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, que colocam dinheiro em Manchester City e Newcastle, respectivamente.

Nasser Al-Khelaifi já se reuniu com Daniel Levy, atual sócio majoritário do Tottenham e que comanda o clube desde a aquisição do clube pelo Grupo ENIC, sendo dono de 85,55% dos Spurs. O diretor do PSG já deixou claro que não será um dono como faz no Paris Saint-Germain, entretanto pode investir pesado também para que o time do norte de Londres contrate jogadores do mais alto nível.

A intenção inicial da QSI é formar um grupo de clubes, assim como o Grupo City possui atualmente. O Braga por enquanto é a única equipe pertencente ao bloco gerenciado pelos qataris, dessa forma o Tottenham pode ser o segundo a se juntar e começar um novo grande conjunto de times no futebol mundial.

Daniel Levy, atual dono do Tottenham (Getty Images)

Um obstáculo que não deve atrapalhar a compra do Tottenham é a regra da UEFA de que dois clubes com o mesmo dono não podem jogar a Champions League, mas como na equipe inglesa o investidor do Qatar não será o principal, não deve ocorrer qualquer proibição tanto para o PSG como para os Spurs.