Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMENTOU!

Delegado vê Corinthians como potencial vítima em caso de 'laranja'

Depois de escândalo de suposta corrupção ter saído na mídia, delegado responsável coloca Corinthians como possível vítima; entenda

Redação Publicado em 10/06/2024, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Delegado vê Corinthians como vítima em caso de 'laranja' - Agência Corinthians / Rodrigo Coca
Delegado vê Corinthians como vítima em caso de 'laranja' - Agência Corinthians / Rodrigo Coca

Após escândalo de possível corrupção no pagamento para intermediários no patrocínio máster do Corinthians, o delegado da investigação, Tiago Fernando Correia, comentou sobre o tema. Segundo o mesmo, o clube é visto atualmente como uma possível vítima, e a dona da empresa seria apenas uma 'laranja'.

"Nesse momento da nossa investigação, em estágio inicial, ao que tudo indica o Corinthians é uma potencial vítima. É importante frisar, até de uma forma de mostrar transparência, que a investigação está direcionada a apurar a eventual constituição ilícita da empresa Neoway. Neste momento, não temos nenhum dirigente do Corinthians, presidente, formalmente investigado. Tentamos identificar de maneira cabal quem está por trás da empresa Neoway. E nós, que combatemos a lavagem de dinheiro, costumamos nessas investigações rastrear o dinheiro. O dinheiro deixa rastros. Todas as notícias divulgadas, que o Corinthians teria enviado duas parcelas de R$ 700 mil para a empresa Rede Social Media Design Ltda e essa empresa teria enviado R$ 900 mil em duas parcelas à empresa Neoway, tudo isso será investigado e principalmente rastreado. Nossa intenção agora é seguir o dinheiro. Seguindo o dinheiro, vamos descobrir fatalmente quem está por trás da empresa Neoway", explicou o delegado.

Ainda na entrevista para a TV Gazeta, Tiago também confirmou que a Neoway Soluções Integradas é uma empresa de fachada, e sua proprietária, Edna Oliveira dos Santos foi utilizada como "laranja" no caso. O delegado também detalhou o processo da investigação que vem sendo realizada.

"Desde que as notícias foram veiculadas na mídia acerca da suposta irregularidade na negociação do contrato do Corinthians com a VaideBet, a Polícia Civil imediatamente, através do DPPC e por meio da minha delegacia de combate à lavagem de dinheiro e corrupção, estudaram uma investigação preliminar. Justamente porque havia notícias de que a empresa Neoway seria de fachada, fictícia, em nome de uma laranja. Nossa apuração inicial mostrou que de fato a Neoway é fictícia, de fachada. Entrei em contato com a senhora Edna, a suposta proprietária dessa empresa, e ela confirmou que nunca autorizou, nunca assinou ou constituiu nenhuma empresa. A senhora Edna é humilde, de poucos recursos, ela está muito abalada com o que vem acontecendo", completou.

Presidente do Corinthians comentou caso em coletiva nesta segunda, 10
Presidente do Corinthians comentou caso em coletiva nesta segunda, 10 - Reprodução Corinthians TV

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 10, Augusto Melo foi perguntado sobre a fala do mesmo sobre o tema, mas colocou a responsabilidade sobre o jurídico do clube. O caso vem correndo em segredo de justiça, mas a transação para a empresa de Edna foi confirmada por todas as partes.