Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FUTEBOL MINEIRO

Cruzeiro abre mão de título e Uberlândia é declarado campeão do Troféu Inconfidência

Mais cedo, a Federação Mineira de Futebol decidiu cancelar o duelo após casos confirmados de Covid-19

Gabriela Santos Publicado em 05/08/2020, às 15h05 - Atualizado às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cruzeiro abre mão de título e Uberlândia é declarado campeão do Troféu Inconfidência - Divulgação/ Bruno Haddad / Cruzeiro / Fotos Públicas
Cruzeiro abre mão de título e Uberlândia é declarado campeão do Troféu Inconfidência - Divulgação/ Bruno Haddad / Cruzeiro / Fotos Públicas

Na tarde desta quarta-feira, 5, a Federação Mineira de Futebol (FMF), em conjunto com Cruzeiro e Uberlândia, optou por encerrar o Troféu Inconfidência sem a disputa da partida decisiva e declarou o Uberlândia campeão.

Com o consentimento da Raposa, a FMF tomou a decisão horas depois de cancelar o duelo que seria disputado hoje. A medida foi divulgada pela FMF e pelo Cruzeiro. 

Nesta manhã, o Uberlândia comunicou que vários jogadores de seu elenco estão com Covid-19. A indisponibilidade de datas foi outro fator que culminou no encerramento do torneio. Em nota, a Raposa justificou a decisão.

"Em solidariedade ao time do Triângulo Mineiro, que possui em seu elenco diversos atletas diagnosticados com Covid-19, o Cruzeiro Esporte Clube formalizou junto à Federação Mineira de Futebol a intenção de abrir mão da disputa do Troféu Inconfidência, sugerindo, assim, que o Uberlândia Esporte Clube fosse declarado como o legítimo campeão do torneio", informou o clube. 

O Uberlândia anunciou 13 casos confirmados de coronavírus, incluindo assintomáticos, nos últimos testes realizados. Portanto, a FMF decidiu cancelar o torneio por entender que não havia tempo hábil para uma contraprova.

A decisão do encerramento do Troféu Inconfidência também teve chancela do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais e da Procuradoria Geral.

Confira a nota do Cruzeiro na íntegra:

Diante da impossibilidade da realização da partida diante do Uberlândia nesta quarta-feira, em solidariedade ao time do Triângulo Mineiro, que possui em seu elenco diversos atletas diagnosticados com Covid-19, o Cruzeiro Esporte Clube formalizou junto à Federação Mineira de Futebol a intenção de abrir mão da disputa do Troféu Inconfidência, sugerindo, assim, que o Uberlândia Esporte Clube fosse declarado como o legítimo campeão do torneio.

O posicionamento do Clube se baseou em diversos fatores, mas foi norteado especialmente pelo princípio do fair play, por entender que a essência do futebol é promover uma disputa justa entre as equipes, o que deixou de ser possível no atual cenário, e pela preservação da saúde e da vida dos atletas, em um momento atípico de pandemia pelo qual o mundo atravessa, e que afetou diretamente a realização da partida.

O Cruzeiro aproveita para agradecer publicamente a Federação Mineira de Futebol por acatar o pedido e parabeniza o Uberlândia pelo título e pela campanha no Campeonato Mineiro e no Troféu Inconfidência. O Clube também reforça, mais uma vez, os votos de pronta recuperação aos atletas da equipe uberlandense.


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.