Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PALAVRÃO!

Conheça o clube com maior nome do mundo que terá patrocínio da LaLiga

A entidade que organiza o Campeonato Espanhol irá patrocinar um clube do País de Gales com o maior nome do mundo do esporte; entenda o motivo para o excesso de caracteres

Time gaules com nome gigante - Divulgação / LaLiga
Time gaules com nome gigante - Divulgação / LaLiga

O Clwb Pêl Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club, do País de Gales, terá um patrocínio da LaLiga, entidade que cuida da organização do Campeonato Espanhol. O time com o maior nome do futebol mundial servirá como uma forma da empresa de criar laços com o esporte do país.

Para entender o motivo desse nome tão grande, é preciso voltar no tempo. Em 1860, um cidadão local decidiu alargar o nome oficial da vila onde o clube foi fundado, que na época se chamava somente Llanfair, na intenção de atrair turistas. Então, ele fez um letreiro para a estação de trem local, chamando a atenção de quem viajava entre Londres e Holyhead. Assim, o nome, que está em galês, significa “Igreja de Santa Maria no fundo da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

Hoje, é possível achar placas na cidade explicando como se pronuncia o nome, que se fala “Llan-vire-pooll-guin-gill-go-ger-u-chwurn-drob-ooll-llantus-ilio-gogo-goch”. “É algo que todo mundo associa ao clube e isso nos deixa muito orgulhosos. O nosso nome nos diferencia de todos os outros clubes da Europa”, disse Steve Smith, jogador e dirigente do time semi-amador, que disputa a Lock Stock Welsh Alliance Football League, como se fosse a quarta divisão do futebol do País de Gales.