Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EL LOCO!

Conheça Marcelo Bielsa: O treinador admirado por Guardiola e que conquistou o acesso com o Leeds United

O treinador argentino ganhou fama internacional por ser um profundo conhecedor de futebol e ganhou fãs de renome ao redor do mundo

Marcello Sapio Publicado em 27/07/2020, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça Marcelo Bielsa, o treinador sensação do Leeds admirado por Guardiola - Getty Images
Conheça Marcelo Bielsa, o treinador sensação do Leeds admirado por Guardiola - Getty Images

O acesso do Leeds United para a primeira divisão inglesa, a Premier League, fez com que o nome de Marcelo Bielsa voltasse à tona no cenário do futebol mundial.

O argentino, que já é experiente no cargo, possui uma lista de fãs um tanto quanto estralada, como Pep Guardiola, por exemplo.

Além dos fãs de alto nível, ele também é conhecido pelo seu apelido de "El Loco" e por ser um treinador "temperamental".

Com 65 anos, ele tem uma carreira consolidada, trabalhando em times internacionais na Itália e França, por exemplo, e chegou a trabalhar nas Seleções da Argentina, entre 98 e 2004, e na do Chile, entre 2007 e 2011.

O APELIDO

Nada mais justo começar com o apelido que ele carrega e até o adotou: El Loco. 

Esse apelido surgiu logo em seu primeiro trabalho como treinador, quando dirigia o Newells Old Boys.

Após uma derrota para o seu maior rival, a torcida foi até a casa de Bielsa para protestar pelo resultado. 

Em uma ação de raiva, o treinador, pela janela, ameaçou atirar uma granada nos manifestantes, que correram e se dispersaram. A história acabou se popularizando e ganhou o apelido de "El Loco".

BIELSA NO SANTOS? QUASE ROLOU

Muitos não sabem, mas Marcelo Bielsa quase veio treinar o Santos!

Em 2013, quando o time alvinegro praiano procurou o treinador, ele fez uma proposta um tanto quanto ousada.

Em um projeto de três anos, ele propôs, por não conhecer o futebol brasileiro, ele queria ficar um ano viajando pelo Brasil, analisando jogos e entendendo como funcionava o futebol brasileiro.

Neste período, o seu assistente comandaria o time do Santos em todas as competições. Só depois deste ano, ele encaminharia uma lista de reforços para o clube, aí sim, começar seu trabalho de treinador.

RETOMADA NA EUROPA

Depois que passou pelas Seleções de Argentina e Chile, ele foi para o mercado europeu, defendendo o Olympique de Marselha, Athletic Bilbao.

Mas o ápice de sua "loucura" foi com uma passagem relâmpago pela Lazio, no qual foi treinador por incríveis dois dias. Sim, 48 horas.

Dois dias após ele ser anunciado pela diretoria do time italiano, Marcelo Bielsa pediu demissão apenas porque tinha "desistido" da ideia. O anúncio saiu pela própria Lazio, o que gerou revolta da torcida e também, muitas zoações.

Ele retornou aos trabalhos no ano seguinte, em 2017, no Lille, onde fez uma boa passagem, e saiu após ter seu contrato suspenso por um mês.

LEEDS UNITED E O PROJETO

O Leeds United é um time que tentava recuperar o prestígio que tinha em um passado nem tão distante e, para tal, viu em Bielsa uma espécie de salvador, quem poderia comandar o clube.

Na reunião que teve com membros da diretoria, ainda quando não era treinador, Bielsa demonstrou um profundo conhecimento tático sobre o time do Leeds.

Além disso, ele também falou sobre como funcionava os esquemas táticos de todos os times que estavam na segunda divisão inglesa e o que poderia fazer para superá-los.

Tanto conhecimento fez com que a diretoria apostasse no experiente treinador e quase surtiu efeito logo em sua temporada de estreia.

Ele chegou a se classificar para os playoffs, mas acabou sendo eliminado na semifinal e teria que ficar mais um ano na segunda divisão inglesa.

Nesta temporada, com a melhor defesa e o segundo melhor ataque. Em 46 partidas, o Leeds marcou 77 gols e levou apenas 35.

Com um estilo de jogo da mesma escola de Guardiola, o Leeds não só conseguiu o acesso para a Premier League, como conquistou o título da segunda divisão.

ADMIRAÇÃO DE GUARDIOLA

Como dito no começo da matéria, Marcelo Bielsa possui um estrelado fã clube, como Pep Guardiola.

Em 2017, o espanhol, para a ESPN, afirmou que Bielsa seria "o melhor treinador do mundo", pelo conhecimento tático e técnico e sobre outros fatores no futebol.

Vale lembrar que eles já se enfrentaram, na época em que Guardiola estava no Barcelona e Bielsa, no Bilbao.

Quando o Leeds conseguiu o acesso para a Premier Legue, o treinador não perdeu a chance de exaltar o colega de profissão.

"Bielsa é muito especial. Acho que será incrível tê-lo na Premier League na próxima temporada. Marcelo é um dos treinadores mais influentes. O conhecimento não depende dos troféus que você ganha. Os jogadores julgam o técnico pelo seu conhecimento", disse o treinador em uma entrevista coletiva.

FUTURO

Com um projeto consistente no Leeds, e uma boa verba pela Premier League, acredita-se que Marcelo Bielsa irá permanecer no clube inglês.

Um fator que gera certa preocupação nos torcedores do clube é que, segundo a imprensa espanhola, ninguém menos que Lionel Messi teria pedido a contratação de Bielsa para o Barcelona.

Em alta, com um trabalho consistente, pode receber algumas propostas.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.