Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUNDIAL DE CLUBES

Conheça Gignac, lenda do Tigres e carrasco do Palmeiras no Mundial de Clubes

Atacante francês é o maior artilheiro do clube mexicano, com 147 gols com a camisa do Tigres

Redação Publicado em 09/02/2021, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça Gignac, lenda do Tigres e carrasco do Palmeiras no Mundial de Clubes - GettyImages
Conheça Gignac, lenda do Tigres e carrasco do Palmeiras no Mundial de Clubes - GettyImages

O atacante francês André-Pierre Gignac é o maior artilheiro da história do Tigres. Herói do time mexicano no Mundial de Clubes, ele foi o responsável pelos três gols da equipe no torneio da Fifa: 2 a 1 sobre o Ulsan, nas quartas; e 1 a 0 sobre o Palmeiras, na semifinal.

Gignac é dono da marca de 147 gols em 247 jogos pelo Tigres, desde sua chegada em 2015. O francês volta a campo na próxima quinta-feira, 11, às 15h (de Brasília), contra o Bayern de Munique, pela decisão do Mundial de Clubes. Primeiro time mexicano a chegar à final da competição, os ‘Auriazules’ buscam o título histórico.

Início da carreira profissional

O atacante de 35 anos foi revelado pelo Loriente, da França, na temporada 2003/04. Sem espaço na equipe, foi emprestado para o Pau FC em 2005 e se destacou pelos oito gols marcados em 18 partidas disputadas e voltou aos ‘Les Merlus’. Em 2007, Gignac foi contrato pelo Toulouse.

Destaque no Toulouse e convocação para a seleção

Na primeira temporada pelo Toulouse marcou apenas quatro gols em 37 jogos, mas ganhou destaque na campanha do ano seguinte, com 26 tentos em 43 partidas – artilheiro do Campeonato Francês. Seu desempenho naquela temporada trouxe a primeira convocação para a Seleção Francesa. O atacante integrou o time nacional para a disputa da Copa do Mundo de 2010.

Olympique de Marselha

Gignac foi contratado pelo Olympique de Marselha na temporada 2010/11 e marcou 77 gols em 186 jogos, conquistando dois títulos da Copa da Liga Francesa. Sua passagem pelo clube francês se encerrou em 2015 após não renovar seu contrato e acabou sendo contratado pelo Tigres.

Passagem histórica no Tigres e melhor momento da carreira

Em 2015, Gignac foi para o Tigres para receber um dos maiores salários do futebol mexicano. O atacante francês teve seu melhor momento na carreira vestindo a camisa auriazul. Na primeira temporada (2015/16), balançou a rede 33 vezes em 50 jogos. De lá para cá, se tornou o principal jogador do time.

Pelo Tigres, Gignac conquistou a Liga Mexicana (Apertura) em 2015, 2016 e 2017. Também foi tricampeão da Campeão dos Campeões (2016, 2017 e 2018) e campeão da Copa dos Campeões.

Depois de bater na trave três vezes com o Tigres, conquistou o inédito título da Liga dos Campeões da Concacaf em 2020, título que garantiu a vaga no Mundial de Clubes. Gignac foi o artilheiro da competição, com seis gols.

Na atual temporada, o atacante francês já marcou 21 gols em 26 partidas e pode ser a principal ameaça do Bayern de Munique na decisão do Mundial.

Ídolo do Tigres, André-Pierre Gignac teve seu nome como um dos mais registrados entre bebês que nasceram no México em 2019.