Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTO!

Campeão da Copa de 1966, Jack Charlton morre aos 85 anos

Lenda do futebol britânico, ídolo do Leeds United também se destacou como técnico da Irlanda

Gabriela Santos Publicado em 11/07/2020, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campeão da Copa de 1966, Jack Charlton morre aos 85 anos - GettyImages
Campeão da Copa de 1966, Jack Charlton morre aos 85 anos - GettyImages

Lenda do futebol britânico e campeão da Copa do Mundo de 1966, Jack Charlton morreu na última sexta-feira, 10, aos 85 anos. O ex-zagueiro lutava contra um linfoma e sofria de demência. Jack é irmão mais velho do icônico Bobby Charlton, também campeão do mundo com a Inglaterra. Em comunicado divulgado neste sábado, a família anunciou que o ídolo “morreu em paz”, em sua cada em Northumberland.

“Assim como era amigo de muitas pessoas, era um adorável marido, pai, avô e bisavô. É difícil expressar o orgulho que temos da extraordinária vida que ele teve e do prazer que levou a muitas pessoas em diferentes países e em toda trajetória de vida”, informou o comunicado oficial.

Ex-zagueiro do Leeds United, defendendo a equipe por 23 anos, Jack Charlton iniciou sua carreira no clube nos anos 1950. Ao todo, foram 773 jogos disputados e 96 gols marcados. A marca o coloca como o maior artilheiro do clube inglês. Comandado pelo técnico Don Revie, ele conquistou o Campeonato Inglês de 1968/69, a Copa da Inglaterra de 1971/72 e a Copa da Liga Inglesa de 1967/68.

Pela Seleção da Inglaterra, Jack disputou 35 partidas e marcou seis gols. O ex-zagueiro conquistou a única Copa do Mundo dos ingleses, em 1966.

Ele ingressou na carreira de técnico após se aposentar dos gramados. Jack treinou a Seleção da Irlanda por uma década, disputando duas edições da Copa do Mundo. Em 1990, ele levou a seleção até as quartas de final do Mundial, quando foi eliminada pela Itália. Na Copa seguinte, os irlandeses chegaram às oitavas, mas caíram para a Holanda.