Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUNIDOS!

Brasileirão 2023 quebra recorde de amarelos; veja os jogadores com mais cartões

Número de advertências dadas sobre e cartões por reclamação tem aumento significativo; veja quem são os atletas e comissões técnicas mais punidas

Henrique Cesar Mello Publicado em 17/08/2023, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Número de advertências dadas sobre e cartões por reclamação tem aumento significativo; veja quem são os atletas e comissões técnicas mais punidas - GettyImages
Número de advertências dadas sobre e cartões por reclamação tem aumento significativo; veja quem são os atletas e comissões técnicas mais punidas - GettyImages

O Campeonato Brasileiro de 2023 está se tornando, na verdade, a competição de quem mais toma cartões amarelos. Somente no primeiro turno, foram 1044 advertências dadas apenas para jogadores, um aumento de 9,3% em comparação com o ano de 2022. Veja quem são os times, jogadores e comissões técnicas mais amarelas do Brasileirão 2023 durante o primeiro turno.

Pela primeira vez desde 2013, os cartões amarelos dados superam a marca de mil para um primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Até então, o recorde, para esse recorte em específico, era de 2022, com 955 cartões distribuídos. Uma das explicações para isso está na orientação da CBF aos árbitros para serem mais rigorosos com reclamações durante a checagem de VAR.

Ao todo, são 161 punições até o momento tendo a reclamação como motivo principal. Em 2022, foram 149, um crescimento de 8,1% na quantidade bruta de cartões e de 10,3% na média de cartões por jogo por protestos de jogadores. O atleta mais punido por reclamar é Hulk, do Atlético Mineiro, com cinco cartões, sendo quatro amarelos e um vermelho.

O Coritiba lidera o ranking de times mais amarelados, tendo recebido 72, com uma média de 3,8 punições por jogo. Além disso, os outros clubes que mais sofreram com expulsões foram o Atlético Mineiro, Fluminense, Santos e América Mineiro, com quatro cada um. Somente o Vasco e o Corinthians ainda não tomaram um vermelho. O Flamengo é o time com menos cartões tomados, sendo somente 39.

Já nos jogadores, o atleta mais advertido foi o zagueiro Kannemann, do Grêmio, com nove cartões acumulados, mesmo atuando só em 12 jogos. O Top 5 contaria só com gringos, se não fosse a presença do volante André, do Fluminense. Além dele, Brítez, do Fortaleza, Mercado, Internacional, e Rodrigo Fernández, do Santos, empatam com oito cartões cada.

A comissão técnica mais expulsa, sem surpresas, é a do Palmeiras.Abel Ferreira e seus profissionais receberam 13 cartões no total, divididos entre quatro pessoas diferentes. Abel, ficou com seis, sendo cinco amarelos e um vermelho. Depois, João Martins recebeu outros quatro amarelos e um vermelho. Por fim, Vitor Castanheiras e Marco Aurélio Reis levaram um amarelo cada. Logo atrás, mas não muito distante, está a comissão do Fluminense, com 11 punições. Fernando Diniz sozinho levou oito destes, sendo o treinador com mais advertências. As estatísticas foram recolhidas pelo “GE”.