Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / APOSENTADOS!

Aposentados: os jogadores que penduraram as chuteiras em 2020

Cinco campeões do mundo encerraram suas carreiras nos gramados na última temporada

Gabriela Santos Publicado em 01/01/2021, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aposentados: os jogadores que penduraram as chuteiras em 2020 - GettyImages/ SportBuzz
Aposentados: os jogadores que penduraram as chuteiras em 2020 - GettyImages/ SportBuzz

A atípica temporada de 2020 do futebol, por conta da pandemia de coronavírus, também foi marcada pela despedida dos gramados de muitos craques da última década. Nomes campeões do Mundo como Lúcio, Daniele De Rossi, Andre Scürrle, Iker Casillas e David Villa penduraram as chuteiras neste ano.

Campeão da Copa de 2002 pela Seleção Brasileira, Lúcio se aposentou aos 42 anos de idade. O zagueiro, que tem passagens por grandes clubes do Brasil e da Europa, disputou as duas últimas temporadas da carreira pelo Brasiliense.

Além dos campeões do Mundo, outros nomes como o brasileiro Douglas, os argentinos Javier Mascherano e Pablo Zabaleta, o alemão Mario Gómez, e o espanhol Aritz Aduriz anunciaram aposentadoria em 2020.

Confira 11 jogadores que encerraram suas carreiras nesse ano:

Douglas

Douglas anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 38 anos. O ex-Grêmio e Corinthians estava sem clube desde o início de outubro, quando rescindiu contrato com o Brasiliense. Em outubro de 2020 confirmou sua saída dos gramados como jogador oficial.

Douglas, em sua passagem pelo Grêmio (Crédito: GettyImages)

Aritz Aduriz

O atacante Aritz Aduriz, ex-Athletic Bilbao, anunciou em maio sua aposentadoria, aos 39 anos. Pelas redes sociais, o jogador explicou que uma cirurgia por uma lesão no quadril resultou em sua aposentadoria. Ele foi herói do Bilbao na Supercopa da Espanha de 2015, quando marcou três gols na vitória por 4 a 0 sobre o Barcelona no jogo de ida, além de deixar o dele no empate em 1 a 1, pela volta.

Aritz Aduriz, pelo Athletic Bilbao (Crédito: GettyImages)

Pablo Zabaleta

Ex-Manchester City e Seleção Argentina, o lateral-direito foi mais um dos grandes nomes do futebol que encerra sua carreira neste ano. Aos 35 anos, o jogador confirmou sua aposentadoria em outubro de 2020. Ele vestiu a camisa do time inglês por sete temporadas e colocou seu nome na história da Premier League.

Zabaleta, pelo West Ham (Crédito: GettyImages)

Michel Vorm

O goleiro Michel Vorm fez sua última temporada no futebol vestindo a camisa do Tottenham, clube em que jogou desde 2014 e fez 48 partidas. Antes dos Spurs, o goleiro fez parte do Swansea City, que foi promovido à Premier League em 2011 e conquistou a Copa da Liga em 2013. Logo após completar 37 anos, anunciou o fim de sua carreira nos gramados. Pela Seleção Holandesa, esteve no time que terminou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014.

Michel Vorm, pelo Tottenham (Crédito: GettyImages)

Javier Mascherano

Jogando pelo Estudiantes de La Plata, na Argentina, Mascherano se aposentou aos 35 anos. O argentino jogou no Corinthians, onde ganhou o Brasileirão de 2005, no West Ham, no Liverpool, mas foi no Barcelona que fez grande sucesso. Foram oito temporadas com a equipe catalã e 19 títulos conquistados. Pela seleção, também viveu tempos de glória: medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, e foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2014.

Javier Mascherano, pelo Estudiantes de La Plata (Crédito: GettyImages)

Daniele De Rossi

Após uma breve passagem pelo futebol argentino vestindo a camisa do Boca Juniors, o italiano Daniele De Rossi se aposentou em janeiro de 2020. O ídolo da Roma encerrou sua carreira aos 36 anos de idade. No time italiano, atuou por nada menos que 18 temporadas. Pela Seleção da Itália, venceu a Copa do Mundo de 2006.

Daniele De Rossi, pela Roma (Crédito: GettyImages)

Mario Gómez

Gómez disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2018 pela Seleção Alemã. Em clubes foi campeão da Liga dos Campeões (Bayern de Munique), do Campeonato Alemão (Bayern de Stuttgard) e do Campeonato Turco (Besiktas).

Mario Gómez, pela Seleção Alemã (Crédito: GettyImages)

David Villa

O atacante espanhol, campeão da Copa de 2010, anunciou a aposentadoria em 2019 e se despediu dos gramados em janeiro de 2020. O jogador se aposentou com a conquista da Copa do Imperador, pelo Vissel Kobe, do Japão.

David Villa, pelo Vissel Kobe (Crédito: GettyImages)

Andre Schürrle

Campeão Mundial com a Seleção Alemã, em 2014, Andre Schürrle surpreendeu os fãs quando anunciou sua aposentadoria, aos 29 anos, um dia após encerrar seu contrato com o Borussia Dortmund. Ele estava no Spartak Moscou por empréstimo nesta temporada, e marcou dois gols em 18 jogos.

Schurrle também foi carrasco do Brasil, quando anotou os dois últimos gols da goleada histórica por 7 a 1, na semifinal, sobre a seleção anfitriã daquela edição.

Andre Schurrle, pela Seleção Alemã (Crédito: Getty Images)

Iker Casillas

Goleiro campeão Mundial com a Seleção da Espanha, em 2010, Iker Casillas anunciou sua saída dos gramados aos 39 anos.

Desde que sofreu um infarto, em maio de 2019, enquanto treinava pelo FC Porto, o espanhol nunca mais voltou a jogar oficialmente. Com isso, no final desta temporada 2019/20, celebrando a dobradinha do time português, Casillas encerrou sua carreira como jogador. 

Iker Casillas, pela Seleção Espanhola (GettyImages)

Lúcio

Com passagens por Inter, São Paulo, Palmeiras, Inter de Milão, Juventus e Bayern de Munique, entre outros clubes, o zagueiro brasileiro se aposentou aos 42 anos. O campeão Mundial de 20202 anunciou o encerramento de sua carreira em janeiro de 2020.

Lúcio, pela Inter de Milão (Crédito: GettyImages)