Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / LUTO

Piloto de 18 anos morre em acidente de corrida na Bélgica

Piloto da MP Motorsport, o holandês Dilano van ‘t Hoff se envolveu em grave acidente durante a corrida da Fórmula Regional Europeia

Gabriela Santos Publicado em 01/07/2023, às 17h03 - Atualizado às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piloto de 18 anos morre em acidente de corrida na Bélgica - Divulgação/ Fórmula 1
Piloto de 18 anos morre em acidente de corrida na Bélgica - Divulgação/ Fórmula 1

O jovem piloto holandês Dilano van ‘t Hoff, de 18 anos, morreu na manhã deste sábado, 1, após grave acidente durante a corrida da Fórmula Regional Europeia (FRECA), no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Campeão da Fórmula 4 em 2021, o piloto competia pela MP Motorsport e esteve envolvido em um acidente com vários carros. As condições meteorológicas não foram favoráveis e marcou as atividades na pista desde o início da manhã. Na Corrida 2 da categoria, um Safety Car precisou intervir após um acidente, e a Direção de Prova voltou a liberar as atividades nos últimos dois minutos.

No topo da Raidillon, Tim Traminitz perdeu o controle do carro e bateu na lateral esquerda. Atrás, Van ’t Hoff colidiu com um rival e ficou atravessado na pista, à entrada da Kemmel Straight. Adam Fitzgerald, que vinha em alta velocidade, não conseguiu fazer o desvio e bateu na lateral do carro do holandês.

A bandeira vermelha foi imediatamente acionada, interrompendo a corrida. Van ’t Hoff foi encontrado inconsciente dentro do cockpit e logo foi encaminhado para o centro médico, mas chegou já sem vida. Antes do início das 24 horas de Spa, será respeitado um minuto de silêncio em respeito ao piloto holandês.

“A Formula Regional informa com pesar o falecimento do piloto da MP Motorsport Dilano Van 'T Hoff. O acidente ocorreu durante a corrida 2 em Spa-Francorchamps. Queremos expressar nossas mais profundas condolências à família, equipe e amigos. O Royal Automobile Club da Bélgica, o Circuito de Spa-Francorchamps e o SRO Motorsports Group se juntam à Alpine e à ACI para expressar suas mais profundas condolências à família, à equipe e os amigos do piloto”, diz a nota emitida.

Em 2019, o francês Anthoine Hubert morreu em condições semelhantes. Sob chuva, o piloto teve a visibilidade prejudicada e bateu o carro, sendo atingido em sequência por outro competidor. 

Pilotos cobram mudanças

Bicampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen lamentou o acidente e cobrou mudanças após a morte de Dilano van ‘t Hoff. O canadense Lance Stroll, da Aston Martin, também criticou as condições da pista.

“É fácil culpar o circuito, mas também devemos analisar como a pista estava molhada e essas coisas. Mesmo se estiver tudo seco e alguém perder o controle do carro, aquela é uma curva cega, você bate no muro e volta para o meio da pista. Se um carro vem em sua direção a mais de 300 km/h, você está frito. São coisas que devemos analisar, o que podemos fazer para proteger os pilotos, porque hoje foi desnecessário”, disse Verstappen.

“A história do dia não é a corrida. Perdemos um jovem piloto hoje em Spa. Meus pensamentos estão com ele e sua família, mas não é justo o que aconteceu. Aquela curva (Eau Rouge, que antecede a reta na qual o piloto se acidentou) precisa ser revisada e mudada porque já perdemos dois jovens talentos ali em cinco anos. Vamos correr lá em algumas semanas. Foi horrível o que aconteceu hoje”, disse Stroll.