O Circuito da Catalunha, onde ocorrerá o Grande Prêmio da Espanha na F1, será modificado para a temporada que se inicia no próximo domingo, 5; saiba mais
O GP da Espanha na F1 na temporada de 2023 será um pouco diferente de como foi no ano passado. O Circuito da Catalunha, que está confirmado para o dia 4 de junho na agenda da elite do automobilismo, perderá a chicane entre as curvas 13 e 16. Assim, a pista terá a sua configuração original de quando foi inaugurada, há mais de 30 anos.
Essa mudança, aliás, já havia sido sugerida por George Russell, piloto da Mercedes, em 2021, quando o alargamento da curva 10 havia sido concluído. Vale destacar que, com a alteração, a extensão do traçado diminuirá de 4,675 km para 4,657 km. O circuito também receberá novas barreiras de proteção próximas às últimas curvas.
For the first time since 2006, we'll be going flat-out through the final chicane in Spain this season! 😍#F1pic.twitter.com/5m9PICDj7y
— Formula 1 (@F1) February 27, 2023
Diante do ocorrido com Guanyu Zhou no último GP da Inglaterra (quando o piloto capotou o carro próximo à arquibancada), a área de escapa da curva 1 na Catalunha será ampliada; uma cerca de ferro também deve ser instalada até a curva 2 visando a maior segurança dos competidores na pista. Max Verstappen foi o último a conquistar a primeira posição do pódio no GP da Espanha.
Chefe de equipe da Red Bull Racing na F1, Christian Hornerabriu o jogo sobre a Mercedes e o que esperar da equipe alemã em 2023. O britânico revelou acreditar que a rival está “escondendo o jogo” em relação ao W14, embora o carro tenha passado por alguns problemas nos testes da pré-temporada.
Assim, Horner pontuou que não será fácil identificar os principais adversários da equipe de licença austríaca no ano. “Muito difícil dizer. Parece que a Ferrari é veloz, mas é complicado ler a forma da Mercedes no momento”, admitiu. “Eles estão escondendo algo? Nós veremos em uma semana; acredito que tudo ficará claro”.