Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Basquete » NBB DE VOLTA!

Temporada 2020/2021 do NBB estreia nesta terça-feira

Com formato de sedes fixas, liga brasileira de basquete tem Flamengo x Minas na rodada de estreia

Gabriela Santos Publicado em 10/11/2020, às 08h22 - Atualizado às 08h25

Flamengo, atual campeão do NBB - temporada 2018/2019
Flamengo, atual campeão do NBB - temporada 2018/2019 - Divulgação/ LNB

O NBB está de volta! A temporada 2020/2021 começa nesta terça-feira, 10, com Campo Mourão x Fortaleza abrindo a primeira rodada, às 17h (de Brasília), no Ginásio Maracanãzinho. Mais tarde, às 20h, no mesmo local, Flamengo e Minas entram em quadra para o segundo jogo da noite de estreia.

A liga brasileira masculina de basquete volta após a temporada 2019/20 ser encerrada sem um campeão. A edição passada foi interrompida na metade de março pela pandemia de coronavírus e, posteriormente, definitivamente cancelada.

A competição 2020/21 será disputada em sete sedes para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país, sendo cinco quadras na Grande São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Brasília. A organização informou que antes de cada viagem e cada sequência de jogos haverá testagem para a Covid-19, e quem tiver resultado positivo no exame será isolado. Portanto, testes serão feitos a cada três ou quatro dias.

As sete sedes serão: Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

Para definir os ginásios, o Conselho de Administração do NBB decidiu pelas capitais do Brasil para evitar longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou até mesmo para cidades que não tenham aeroportos.

Não há quantidade de partidas pré-definidas por cada sede, sendo considerada a administração de logística das equipes e as disponibilidades dos ginásios. Assim, alguns locais terá uma sequência maior de jogos.

Calendário

Ainda dentro de um cenário de incertezas, o NBB confirmou apenas o calendário do primeiro turno, que será disputado entre 10 de novembro e 12 de janeiro. Na sequência, entre 16 e 23 de janeiro, será realizado a Copa Super 8, com os oito primeiros colocados até o momento, para um mata-mata que valerá ao campeão uma vaga na Champions League das Américas de 2022.

Segundo turno

O formato do segundo turno segue em aberto e dependerá do cenário da pandemia no país. Caso haja manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos pelo mesmo critério de administração e logística das equipes, além da disponibilidade dos ginásios. Se o formato convencional voltar, será realizado um sorteio para definir quem será o mandante em cada confronto. A sequência da temporada começará após a disputa da Copa Super 8.

Assim como nas temporadas anteriores, os 12 primeiros colocados da fase de classificação do NBB avançarão aos playoffs, que terão as disputas das oitavas, quartas, semi e final.

Times

O NBB conta com 16 equipes na disputa: Zopone/Gocil Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), VipTech Campo Mourão (PR), KTO/Caxias do Sul Basquete (RS), Cerrado Basquete (DF), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes Basquete (SP), Paulistano/Corpore (SP), Pato Basquete (PR), EC Pinheiros (SP), São Paulo FC (SP) e Unifacisa (PB).

Favoritismo

Vencedor da última temporada completa e líder da última edição, interrompida pela pandemia, o Flamengo chega como o principal favorito para conquistar o título da edição de 2020/21. A equipe rubro-negra se reforçou e promete chegar com tudo na briga pelo campeonato.

Yago, Balbi, Marquinhos, Jhonatan, Demétrio, Olivinha, Mineiro e Hettsheimeir são os nomes do Flamengo. Já o Minas, primeiro adversário do Fla, também se consolida entre as principais equipes e conta com Davi, Parodi, David Jackson e JP Batista.

O São Paulo, do atual MVP Georginho, conta com atletas como Dawkins, Shamell, Bennett, Jefferson, Renan, Lucas Mariano e Gerson para brigar forte pelo título.

O Franca chega para a temporada com Elinho, Fuzaro, André Goes e Lucas Dias. E o Bauru tem em seu elenco Larry Taylor, Alexey, Alex, Gui Deodato, Tyrone, Jaú Dikembe.

Por conta da pandemia, algumas equipes tiveram que enxugar seus elencos e apostar nos jovens talentos da base para mudar as estratégias, como Corinthians, Mogi das Cruzes, Paulistano e Pinheiros.

Onde assistir?

A temporada 2020/21 do Novo Basquete Brasil será transmitida pela ESPN, canal por assinatura, e pelo serviço online Dazn.

Na estreia da competição, o Dazn exibe Campo Mourão x Fortaleza, às 17h (de Brasília), e a ESPN assume a transmissão de Flamengo x Minas, às 20h.


5 itens de basquete para os amantes do esporte

1- Bola de Basquete Nike Dominate 8P Tamanho 7 - https://amzn.to/2JmU6Xs

2- Mini Tabela de Basquete NBA Los Angeles Lakers - https://amzn.to/2qG4UJr

3- Tênis Nike Air Zoom Generation Kings Rook Lebron James QS - https://amzn.to/2MJsAFo

4- Bolsa Fitness Fred Hard Basquete - https://amzn.to/36fzc6m

5- Testeira NBA Headband Nike - https://amzn.to/2BUvmSh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!