Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / CAMPEÃO DO LESTE

Heat vence Celtics, é campeão do Leste e vai às Finais da NBA

Em noite do ‘coadjuvante’ Caleb Martin, o Miami Heat barrou o Boston Celtics, manteve o tabu e confirmou o título da Conferência Leste; adversário das Finais será o Denver Nuggets

Gabriela Santos Publicado em 29/05/2023, às 23h46 - Atualizado em 30/05/2023, às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Celtics e Heat se enfrentaram pelo decisivo Jogo 7 da final do Leste - GettyImages
Celtics e Heat se enfrentaram pelo decisivo Jogo 7 da final do Leste - GettyImages

De hoje não passava, e quem gritou “é campeão” no Leste da NBA foi o Miami Heat. Pelo decisivo Jogo 7, a equipe da Flórida atropelou o Boston Celtics por 103 a 84, no TD Garden, e confirmou o título de conferência. Oitavo colocado da temporada regular, o time vai enfrentar o Denver Nuggets nas Finais da liga. 

Após abrir 3 a 0 na série, o Miami estava a uma vitória das Finais, mas sofreu três derrotas seguidas para o Boston e a decisão do Leste foi para o Jogo 7. Se vencesse hoje, os Celtics se tornariam a primeira equipe da história da NBA a virar um 3-0 em playoffs, mas o tabu foi mantido pelo Heat e a virada histórica foi evitada. 

O maior pontuador do Heat foi Jimmy Butler, com 28 pontos, mas o destaque foi para Caleb Martin, que chamou a responsabilidade nos três primeiros períodos e saiu de quadra com um duplo-duplo de 26 pontos e 10 rebotes. Bam Adebayo colaborou com 12 pontos e 10 rebotes. Butler, principal nome da equipe, foi eleito o MVP da série final da Conferência Leste. 

Pelo lado do Boston, o cestinha foi Jaylen Brown com seus 19 pontos; ele chegou a ser vaiado pela torcida no TD Garden. Derrick White registrou 18 pontos, enquanto o lesionado e apagado Jayson Tatum contribuiu com 14 pontos e 11 rebotes. O time da casa pecou nos arremessos e viu os rivais dominarem no final. A torcida deixou o ginásio antes do encerramento do jogo.

O Miami vai às Finais da NBA como o ‘azarão’ da temporada após se classificar aos playoffs como o oitavo colocado do Leste - sendo a segunda franquia a conseguir o feito na história da liga. A equipe eliminou também Milwaukee Bucks e o New York Knicks antes de passar pelos Celtics.

O Jogo 1 das Finais da NBA será disputado na próxima quinta-feira, 1 de junho, às 21h30 (horário de Brasília), em Denver. O Denver Nuggets tenta o primeiro título da liga, enquanto o Miami busca o quarto troféu; a última conquista ocorreu há dez anos.

O Jogo

Em jogo nervoso, o Boston abriu breve vantagem e começou melhor no primeiro quarto, mas o Heat emendou bolas de três e conseguiu a boa recuperação para encerrar a parcial na liderança: 22 a 15. No segundo período, o Miami administrou a vantagem no marcador e foi para o intervalo vencendo por 52 a 41.

O destaque do Heat no primeiro tempo foi Caleb Martin, que anotou 14 pontos e registrou sete rebotes. Com 11 pontos e cinco rebotes, Jimmy Butler apareceu na sequência. Com Jayson Tatum apagado, com apenas sete pontos somados, o principal nome do Boston foi Jaylen Brown: 13 pontos.

Jimmy Butler em ação pelo Miami Heat
Jimmy Butler em ação pelo Miami Heat (Crédito: GettyImages) 

O Boston teve seu momento no início do terceiro quarto, mas o Miami se mostrava com mais organização, principalmente nos chutes de três. Apesar da vantagem, a equipe da Flórida não conseguia disparar na liderança. E o momento virou. 

A pouco mais de três minutos para o fim do período, o momento era todo do time da casa. Sem pontuar há três minutos e meio, o Heat deixou o Boston encostar no placar. Mas como a partida seguiu tensa, os times trocavam nos auges: o Miami conseguiu emendar dois ataques – com direito a bola de três de Butler – e voltou a abrir dez pontos; os Celtics responderam na mesma moeda e ainda contaram com falta em Tatum para diminuir para sete.

Jogo 7 entre Miami Heat e Boston Celtics
Jogo 7 entre Miami Heat e Boston Celtics (Créditos: GettyImages) 

A noite era de Caleb Martin, que anotou 23 pontos até o terceiro período e liderou o Heat, que levou a vantagem para o último quarto para 10 pontos. Apesar da vitória do Boston no quarto, o Miami se manteve firme na liderança: 76 a 66.

Com pouco mais de um minuto jogado do último período, o Miami contou com os turnovers do Boston e emendou três ataques para aplicar sua maior vantagem no jogo: 16 pontos sobre os adversários. 

Com atuação apagada e mais turnovers do que todo o Miami Heat, Jaylen Brown chegou a ser vaiado pela torcida no TD Garden. A equipe da casa ficou abatida e o time da Flórida abriu 21 pontos de vantagem (92 a 73) a pouco mais de seis minutos para o fim. Jayson Tatum, que sentiu o pé no primeiro lance da partida, não conseguiu colaborar com os Celtics.  Dominando a reta final, a equipe da Flórida confirmou o triunfo por 103 a 84.