Sportbuzz
Testeira
Basquete / NBA

Conheça Becky Hammon, cotada por equipes da NBA para cargo de treinadora principal

Ex-jogadora da WNBA e atual assistente do San Antonio Spurs, Becky tornou-se a primeira mulher a dirigir um time em jogo oficial da NBA

Redação Publicado em 15/06/2021, às 11h24 - Atualizado às 11h27

Conheça Becky Hammon, cotada para o cargo de treinadora principal por  duas equipes da NBA - GettyImages
Conheça Becky Hammon, cotada para o cargo de treinadora principal por duas equipes da NBA - GettyImages

Becky Hammon, assistente técnica do San Antonio Spurs, se tornou a primeira mulher a comandar um time durante uma partida da NBA. Em dezembro do ano passado, pela temporada regular, ela foi substituta do técnico Gregg Popovich, no duelo contra o Los Angeles Lakers.

Com sete anos de experiência na comissão técnica dos Spurs, Becky passou a ser cotada para a vaga de treinadora principal em duas franquias da liga. De acordo com informações de Shams Charania, do "The Athletic", ela é alvo de Portland Trail Blazers e Orlando Magic, que demitiram os técnicos Terry Stotts e Steve Clifford, respectivamente, na temporada.

Ex-jogadora da WNBA, Becky Hammon foi eleita seis vezes para o All Star da liga na carreira e se naturalizou russa depois de acertar com o CSKA de Moscou, conquistando a medalha de bronze olímpica posteriormente com a Seleção da Rússia, em Pequim 2008. 

Conheça um pouco mais sobra a carreira da atual assistente técnica do San Antonio Spurs.

Trabalho no San Antonio Spurs

Ex-jogadora, Hammon chegou ao time texano em 2014, enquanto passava por um processo de recuperação de uma lesão – que a levaria à aposentadoria. Ela então passou acompanhar os treinamentos e jogos dos Spurs e foi convidada para as reuniões dos treinadores da equipe.

Ela foi contratada pela franquia em agosto daquele ano para ser a primeira mulher assistente em tempo integral na história da liga. No ano seguinte, em 2015, foi a técnica dos Spurs na campanha vitoriosa na Summer League da NBA (Liga de Verão).

Primeira mulher a dirigir uma equipe na história da NBA

No dia 30 de dezembro de 2020, na derrota por 121 a 107 para o Los Angeles Lakers, Becky Hammon comandou os Spurs depois que o treinador principal, Gregg Popovich, foi expulso no final do segundo período. Naquela partida pela temporada regular, ela se tronou a primeira mulher na história da NBA a estar à frente de uma franquia.

“No momento, eu estava apenas tentando ganhar o jogo, apesar de saber da importância deste fato. Minha preocupação é trabalhar com estes jogadores e ajudá-los a vencer”, declarou em entrevista aos jornalistas após a partida.

Anos na WNBA

Formada pela Universidade do Colorado, Becky iniciou sua carreira profissional em 1999, pelo New York Liberty, onde ficou até 2006. Depois de sua passagem pela franquia nova-iorquina, a armadora foi para o San Antonio Silver Stars, liderando a liga com médias de cinco assistências por jogo.

Em 2011, ela foi eleita entre as 15 melhores jogadoras de todos os tempos da WNBA. A armadora encerrou sua carreira como jogadora em 2014, registrando média por jogo de 13.9 pontos, 3.8 assistências e 2.5 rebotes. Antes de se aposentar, ficou fora das quadras por um ano para se recuperar, e acabou dando início de sua trajetória nos Spurs. 

Bronze olímpico com a Seleção Russa

Nascida em Rapid City, Dakota do Sul, EUA, Hammon se naturalizou russa após temporadas atuando no basquete da Rússia, vestindo as camisas do CSKA Moscou, Oremburgo e Spartak.

Sem espaço na Seleção Americana de Basquete, decidiu defender a Seleção da Rússia depois que recebeu uma oferta milionária do CSKA para deixar a WNBA. Ela participou dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e conquistou a medalha de bronze após a vitória das russas por 94 a 81 sobre a China. A ex-jogadora também disputou as Olimpíadas de Londres 2012.


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!