Jadon Sancho -
A trajetória da joia inglesa

Jadon Malik Sancho, mais conhecido apenas como Jadon Sancho, nasceu em Londres, dia 25 de março de 2000. Começou muito cedo no futebol, com apenas sete anos de idade se juntou à base do Watford, onde jogou até 2015.

Se transferiu ao Manchester City no início da temporada, quando ainda tinha 14 anos e por lá, já amadurecendo seu futebol, começou a impressionar nas categorias menores. Em 2017, foi vendido ao Borussia Dortmund, por sete milhões de euros.

Na equipe do Borussia Dortmund, Sancho foi rapidamente integrado ao time principal, recebendo a camisa sete recentemente desocupada por Ousmane Dembélé, que havia se transferido ao Barcelona.

 Não demorou para se tornar protagonista da equipe, marcando gols importantes. Em 2017, foi eleito o 83º melhor jovem do ano pela revista FourFourTwo e, em 2019, ganhou o prêmio Nxgn, que premiava o melhor jogador até os 19 anos de idade.

Atuando pelo clube alemão, o jogador viu seu valor de mercado ir às alturas, chegando a ser avaliado em 130 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. Hoje, seu valor está na casa dos 100 milhões.

Em 2020, Sancho foi um dos principais nomes do movimento Black Lives Matter no meio do Futebol. Ao fazer o primeiro gol contra o Paderborn, o jovem comemorou levantando a camisa e mostrando uma outra com a mensagem 'Justiça para George Floyd'.

Sancho é o principal alvo do Manchester United para a temporada 2021/2022. Os Red Devils não devem medir esforços para contar com o jovem inglês e devem pagar ao Borussia algo em torno de 75 milhões de libras (R$ 524 milhões na cotação atual).


texto: 
Lucas Cesare
EDIÇÃO:
Vinicius Lopes
créditos:
 tenor/getty images