Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Conheça o Coquimbo Unido, uma das novidades na semifinal da Sul-Americana

Equipe chilena está protagonizando um fato inédito em sua história de 62 anos

Redação Publicado em 12/01/2021, às 14h00 - Atualizado às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Coquimbo Unido, time chileno de futebol - GettyImages
Torcida do Coquimbo Unido, time chileno de futebol - GettyImages

Quando falamos de futebol chileno, alguns clubes costumam vir em nossa cabeça. Entre eles, podemos citar: Colo-Colo, Universidade Católica do Chile, Universidade do Chile, Palestino, Audax Italiano, geralmente os protagonistas da elite da modalidade no país sul-americano. 

Porém, nesta temporada de 2020/21, outro chileno está dando o que falar no cenário futebolístico e, por incrível que pareça, estamos falando do atual lanterna da série A do Campeonato Chileno, o Coquimbo Unido.

Mesmo com uma participação para se esquecer na competição local, a equipe vem chamando atenção por sua participação na Copa Sul-Americana! Para isso, nós do SportBuzz resolvemos trazer algumas questões sobre o clube em questão. 

A história: 

Torcida do Coquimbo Unido, time chileno de futebol (GettyImages)

Fundado no dia 30 de agosto de 1958, o Coquimbo Unido, que é chamado de ‘Pirata Aurinegro’ surgiu por conta de uma união entre dois clubes, o Coquimbo FC e o Union FC.

Porém, a história deles começou alguns anos depois desta 'fusão'. Em 1962, o clube conquistou seu primeiro título, a segunda divisão do Campeonato Chileno. A mesma taça foi levantada novamente em 1977 e em 2018.

Pensando um pouco em atualidade, o ‘Pirata Chileno’, de 62 anos, como também é conhecido, teve sua primeira participação expressiva em cenário que não se restringe somente ao Chile no ano de 1992, quando disputou a Copa Libertadores da América.

Desde então, nunca mais os torcedores do Coquimbo tinham sentido o gosto de disputar grandes torneios que não fossem os de costume, como o Campeonato Chileno.

Só que em 2020 veio a oportunidade de jogar a Sul-Americana e desde a primeira fase, que começou antes da pandemia, o Coquimbo vem fazendo história e alcançando feitos inéditos!

Histórico na Sul-Americana 2020/21: O feito inédito!

Coquimbo Unido participa do sorteio da Sul-Americana 2020/21 (GettyImages)

A caminhada dos chilenos começou na primeira fase, quando derrotaram o Arágua por 3 a 0 no jogo de ida. Por mais que na volta sofreram um revés de 1 a 0, o resultado conquistado no primeiro jogo já o classificava para a segunda fase. 

O segundo adversário foi o Estudiantes de Mérida, o qual teve facilidade tanto na ida, quanto na volta. O placar agregado terminou em 5 a 0 para o Coquimbo, que foi com a moral lá em cima para as oitavas de final. 

Eis que começaram os desafios mais complicados. Nas oitavas de final, o clube deixou o Sport Huancayo para trás, após um empate e uma vitória por 2 a 0 e nas quartas de final, a eliminação do forte Junior Barranquilla, da Colômbia. 

Contra o time que atuava Miguel Borja, ex-Palmeiras, o Unido venceu o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa, porém, perdeu o segundo por 1 a 0. Como a Sul-Americana tem o esquema de 'gol fora', os chilenos avançaram para a semifinal. 

Na fase que antecede a finalíssima, o Coquimbo terá pela frente o DefensayJusticia, da Argentina, responsável por eliminar o Bahia nas quartas de final. Nesta terça-feira, 12, eles fazem o jogo de ida e no sábado, 16, o jogo de volta. 

 O vencedor do confronto terá na grande decisão o classificado do duelo argentino entre Lanús e Vélez Sarsfield.