Toto Wolff, chefe da Mercedes na F1 - Foto: Getty Images

Toto Wolff dispara sobre disputa com a Ferrari: “Ambas são perdedoras”

Chefe da Mercedes considera a segunda posição uma derrota, enquanto pondera sobre o valor financeiro e vantagens no desenvolvimento técnico

Diogo Figueiredo, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 18/12/2023, às 16h33

Mercedes e Ferrari travaram uma intensa disputa pela segunda posição no Mundial de Construtores de Fórmula 1 em 2023, culminando no GP de Abu Dhabi. As Flechas de Prata superaram a escuderia de Maranello, liderando em pontos, mas o chefe da equipe alemã, Toto Wolff, destaca que o segundo lugar, embora traga benefícios financeiros, ainda é considerado uma derrota na temporada.

“É melhor ser segundo por causa do bônus em dinheiro, mas é melhor ser terceiro por causa do tempo no túnel de vento”, destacou o chefe da Mercedes.

A importância estratégica da segunda posição é destacada pelos ganhos financeiros, com a Mercedes recebendo uma fatia significativa, embora menor que a da Red Bull. No entanto, Wolff ressalta que o tempo adicional de desenvolvimento no túnel de vento é uma vantagem crucial.

“A Ferrari tem 7% [de tempo de desenvolvimento] a mais do que nós, e teríamos 14% a mais do que a Red Bull [na terceira colocação]. Mas você não pode ter tudo o que quer. No fim, você quer o bônus e também o tempo extra no túnel de vento”, explicou Toto Wolff.


Em uma escolha entre terminar em segundo sem vitórias ou em terceiro com uma vitória, Wolff afirma que: “As duas são perdedoras". Porém o chefe reconheceu a complexidade da decisão diante dos benefícios distintos.

A batalha pelo segundo lugar foi acirrada, com a Mercedes liderando por três pontos no encerramento da temporada. Apesar de não terem conquistado tantos pódios quanto a Ferrari, os alemães somaram 409 pontos, superando os 406 da equipe de Sainz e Leclerc. A Red Bull, com 860 pontos, consolidou sua dominância na temporada, vencendo 21 vezes e alcançando 30 pódios.


 

 

mercedes Wolf F1

Leia também

Seleção feminina de vôlei terá dificuldade em renovação, acredita Zé Roberto


Lutador gaúcho do UFC Vinícius 'Lok Dog' comenta sobre situação no RS


NBB: Vasco x Bauru decidem quem enfrenta o Flamengo na semifinal


Força e fé: Brasileira Nathiely De Jesus é uma das estrelas do ADXC 4


Campeão no vale tudo, Wander Braga planeja lançar livro sobre sua trajetória


Botafogo Judô é vice-campeão da primeira etapa do Circuito Hajime de 2024