BLAST Premier: World Final 2023 - Foto: Reprodução

BLAST Premier World Final: Dr. André Kot alerta sobre saúde de e-atletas

O médico André Kot explica que cuidados com a visão e uma boa alimentação são algumas das precauções necessárias para os pro-players

Redação Publicado em 06/12/2023, às 14h41

BLAST Premier é uma série de torneios de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) organizada pela BLAST. Esses torneios são divididos em várias etapas, incluindo qualificatórias, séries de grupos e finais. O evento acontece entre os dias 13 e 17 de dezembro em Abu Dhabi e é a etapa final do circuito, representando o ápice da competição.

Os melhores times de CS:GO que se destacaram nas fases anteriores do torneio se qualificam para a World Final, onde competem pelo título de campeão e uma parte significativa da premiação total (US$1,000,000).

Atletas deste esporte devem tomar alguns cuidados durante a carreira. Para esses jogadores profissionais, chamados de pro-players, a alta performance é essencial para que ótimos resultados aconteçam. Segundo o médico André Kot, o aumento de desempenho e a qualidade técnica não são alcançados sem a preocupação com a saúde física e a mental.

“Jogadores de e-sports passam muito tempo na frente de uma tela. Isso pode ser muito prejudicial à saúde, caso cuidados não sejam tomados. Algumas precauções que posso citar são a atenção com a visão, por causa da exposição prolongada à luz azul emitida pelos monitores; uma alimentação saudável, essencial para manter uma saúde balanceada; e uma postura adequada. O bom desempenho vem acompanhado da preocupação com certos cuidados” afirma.

Um time de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é composto por cinco jogadores que trabalham em conjunto para atingir objetivos específicos em partidas competitivas. Cada partida tem uma média de 30 minutos a 1 hora de duração, dependendo do andamento da partida e da presença ou ausência de prorrogações.

“As equipes deveriam tratar como prioridade a necessidade de levar uma equipe médica para os atletas nas competições. Lesões como tendinite e tendinopatia no tendão são comuns em atletas de e-sports. Isso acontece por causa da alta quantidade de horas que eles passam em frente ao monitor. Portanto, é fundamental levar especialistas na área junto com a equipe para a disputa de torneios” finaliza.


 

csgo blast esports

Leia também

Seleção feminina de vôlei terá dificuldade em renovação, acredita Zé Roberto


Lutador gaúcho do UFC Vinícius 'Lok Dog' comenta sobre situação no RS


NBB: Vasco x Bauru decidem quem enfrenta o Flamengo na semifinal


Força e fé: Brasileira Nathiely De Jesus é uma das estrelas do ADXC 4


Campeão no vale tudo, Wander Braga planeja lançar livro sobre sua trajetória


Botafogo Judô é vice-campeão da primeira etapa do Circuito Hajime de 2024