Rayssa Leal, Messi e Federer marcaram o ano de 2022 - Getty Images
QUE ANO!

Confira 5 momentos marcantes no esporte em 2022

O ano de 2022 foi repleto de conquistas e grandes acontecimentos em diversas modalidades do universo esportivo; relembre cinco episódios marcantes!

Redação Publicado em 31/12/2022, às 18h00

Em 2022, o mundo dos esportes foi profundamente impactado, tanto por conquistas e momentos de glória, como por despedidas e a homenagens a seus grandes ícones. Troféus foram levantados, disputas foram definidas e ídolos foram imortalizados (ou, simplesmente, reafirmados como tal). Neste especial, o SportBuzz recorda cinco momentos marcantes do último ano.

DO BRASIL!

Rayssa Leal, grande nome do skate ‘verde e amarelo’ na atualidade, termina a temporada com um grande feito para a sua carreira. A jovem de apenas 14 anos conquistou o mundial da SLS (a maior liga do esporte ao redor do globo), após levar a melhor nas quatro etapas do torneio, com um gosto especial: foi coroada justamente no Brasil, onde ocorria a final.

 

A ÚLTIMA DANÇA

No mundo do Tênis, Roger Federer chocou seus fãs ao anunciar a sua aposentadoria. A despedida, no entanto, foi histórica: decidiu jogar a última partida na carreira ao lado de Rafael Nadal, seu maior rival no esporte, durante a Laver Cup. Ao final, o suíço debulhou-se em lágrimas ao lado do espanhol (que, de modo tocante, pareceu chorar mais ainda do que o colega).

ADEUS AO REI

Em um final de ano melancólico, Pelé, o Rei do Futebol, faleceu em 29 de dezembro, no hospital Albert Einstein, após enfrentar um câncer de cólon. O ídolo do Santos e da Seleção Brasileira gerou comoção nacional e internacional, estampando as capas dos maiores jornais ao redor do globo. Edson tinha 82 anos e passou seus momentos finais ao lado da família.

Jogadores da Seleção Brasileira homenagearam Pelé ainda vivo, na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

 

SONHO REALIZADO

Na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, mais um acontecimento histórico: pela primeira vez, Lionel Messi se torna campeão em um Mundial da FIFA, aos 35 anos de idade. Em uma grandiosa final contra a França de Mbappé, marcada por um placar acirrado e decidida nos pênaltis, o argentino soma 41 títulos em sua carreira, atrás apenas de Daniel Alves na estatística, que tem 42.

INEDITISMO AFRICANO

Ainda falando em Copa do Mundo, o Marrocos também conquistou seu espaço nos livros de História: foi a primeira equipe do continente africano a chegar em uma semifinal do maior torneio de futebol do planeta. Com uma campanha sólida e derrubando gigantes europeus como Espanha e Portugal, o elenco de Walid Regragui cativou torcedores de todas as nações.


 

2022 Roger Federer Lionel Messi Ano marcante Rayssa Leal copa do mundo Esportes Pelé Marrocos

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana