Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio - Getty Images
CERIMONIA DE ABERTURA!

Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio; confira tudo o que aconteceu no primeiro evento das paralimpíadas

Depois dos Jogos Olímpicos, nesta terça-feira, 24, começam os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Redação Publicado em 24/08/2021, às 10h48

Nesta terça-feira, 24, se iniciaram oficialmente os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Os jogos acontecem durante as próximas duas semanas e tem seu encerramento programado para o dia 5 de setembro.

Na última edição dos jogos, em 2016, a China foi soberana e conquistou incríveis 239 medalhas no total, sendo 107 delas de ouro, 81 de prata e 53 de bronze. O Brasil aproveitou que estava disputando dentro de casa e terminou em 8º na colocação geral, com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes.

Entrada das delegações

Com algumas delegações incompletas, os países fizeram a tão conhecida entrada no Estádio Olímpico de Tóquio. O Japão, como anfitrião, foi o país que encerrou a entrada das delegações com grande parte dos seus atletas.

O Brasil só entrou com dois atletas. Evelyn Oliveira, da bocha, e Petrúcio Ferreira, atleta paralímpico mais rápido do mundo, foram os porta-bandeiras que representaram os brasileiros.

Brazil you did very well 5 years ago and now here we go once again!

Valeu #BRA! #Paralympics #Tokyo2020 #OpeningCeremony pic.twitter.com/P1KkSowdfM

— Paralympic Games (@Paralympics) August 24, 2021

Apresentações

Já com os atletas dentro do estádio foi feita uma apresentação com artistas deficientes e outros não. Com roupas alegóricas e algumas fantasias, foi feito um verdadeiro espetáculo que ficará marcado na história.

“Why don’t you fly up there?”

So much joy. 最高ですね。#Paralympics #Tokyo2020 #OpeningCeremony pic.twitter.com/f4xbaDAh4R

— Paralympic Games (@Paralympics) August 24, 2021

Discurso

Além da presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Seiko Hashimoto, que deu as boas vindas e falou sobre os problemas que a pandemia da Covid-19, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, que é brasileiro, falou sobre o evento.

"Não acredito que realmente estamos aqui. Muito duvidaram que esse momento fosse chegar, mas graças aos esforços de todos, conseguimos entregar Jogos seguros para atletas, técnicos e para a sociedade japonesa", disse.

Às 10h10 da manhã, ou 22h10, no horário local, o Imperador japonês declarou oficialmente abertos os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Pira paralímpica

Para finalizar a cerimônia, se acendeu a pira olímpica. Os responsáveis por fazer queimar a chama olímpica no Estádio Olímpico de Tóquio foram Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas, Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo.

Para o Brasil, os Jogos começam já nesta terça-feira, 24, com a partida de Goalball, contra a Lituânia, às 21h.


Jogos Paralímpicos Brasil medalhas Jogos Paralímpicos 2020 Tóquio 2020

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana