Estádio Olímpico de Tóquio onde aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas - GettyImages
OLIMPÍADAS - CERIMÔNIA DE ABERTURA

Cerimônia de abertura das Olimpíadas: saiba tudo o que rolou no pontapé dos Jogos!

Cerimônia de abertura das Olimpíadas aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio, e sem a presença do público

Redação Publicado em 23/07/2021, às 11h52

Nesta sexta-feira, 23, às 8h (horário de Brasília), aconteceu a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no Estádio Olímpico de Tóquio, e sem a presença do público, por conta dos protocolos em prevenção ao coronavírus.

A cerimônia começou com um segmento que representava a conexão que todos os atletas tiveram para se redescobrir durante o momento da pandemia, especialmente porque tiveram que lidar com o adiamento, e os treinamento em casa.

Apart, but not alone.

With the emergence of COVID-19, many athletes had to train for this moment in isolation. But they were always connected by their hope and shared passion. ❤️#StrongerTogether #OpeningCeremony pic.twitter.com/7teAvhljXe

— Olympics (@Olympics) July 23, 2021

Por conta disso, também foi abordado o esforço do corpo dos atletas, a forma como o planejamento individual, e em grupo teve que mudar por conta do adiamento dos Jogos.

A partir daí, o imperador japonês Naruhito e o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach entraram no estádio com as bandeiras do Japão, e da Olimpíadas para serem hasteadas. Os dois fizeram um discurso especial para a a abertura dos Jogos. 

Homenagem

A primeira apresentação na abertura foi em homenagem aos atletas que estão isolados se recuperando da contaminação pelo coronavírus. Além de lembrar das pessoas que já partiram, onde um minuto de silêncio foi respeitado.

Tradição japonesa e os aros

A segunda apresentação celebrou as tradições locais e os elementos culturais. Nela, os dançarinos estavam vestidos em homenagem aos bombeiros voluntários japoneses, uma tradição de séculos no país. 

Logo em seguida, os aros Olímpicos, feitos de maneira, foram levados para o centro do palco junto com algumas lanternas, outro ponto fundamental da cultura milenar do Japão, e com elas, os aros foram iluminados.

Tokyo 1964 ➡️ #Tokyo2020

The wood used to make the Olympic Rings comes from trees grown from seeds brought by international athletes the last time Tokyo hosted the Olympic Games. 😍🌳#StrongerTogether #OpeningCeremony pic.twitter.com/DFeMAmF28Y

— Olympics (@Olympics) July 23, 2021

Entrada das delegações

Seguindo o momento mais tradicional da cerimônia, as delegações dos países começaram a entrar no Estádio Olímpico de Tóquio. Desta vez, as equipes vão entrar em ordem alfabética de acordo com o alfabeto japonês e a grafia na língua do país.

Dessa forma, como manda o figurino, a Grécia foi a primeira a entrar.

The Parade of Athletes begins! 🌏

The first athletes to enter the stadium are from Greece, the historical home of the Olympic Games. #GRE@HellenicOlympic | #OpeningCeremony | #Tokyo2020 | #StrongerTogether pic.twitter.com/DoueNijuQx

— Olympics (@Olympics) July 23, 2021

Pela segunda vez na história dos Jogos Olímpicos, o evento contou com um time de atletas refugiados.

For the second time in its history, the Olympic Games welcome the IOC Refugee Olympic Team!❤️

Leading the delegation into the stadium are the flagbearers, swimmer @YusraMardini and marathon runner Tachlowini Gabriyesos.#StrongerTogether #OpeningCeremony #EoR @RefugeesOlympic pic.twitter.com/ftVl2Kzd4H

— Olympics (@Olympics) July 23, 2021

Além deles, Argentina, Itália, Israel, Angola, e outras 14 delegações já fizeram sua entrada.

Os atletas da Rússia competirão pela bandeira e nome do Comitê Olímpico Russo. Vale lembrar que o país foi banido em 2020 por dois anos depois de repetidos casos de doping.

O desfile das delegações se encerrou com a presença do Japão. O Brasil, representado por Bruninho, do vôlei, e Ketelyn Quadros, do Judô. 

Ao fim do desfile, a cerimônia contou com o juramento dos atletas, onde prometem seguir os propósitos Olímpicos e fazer uma competição limpa e justa.

Tecnologia

Drones foram usados para fazer o símbolo das Olimpíadas de Tóquio, e um Globo de terrestre no céu. A trilha sonora utilizada foi Imagine, do John Lennon.

Drones! #Tokyo2020 #UnitedByEmotion | #StrongerTogether | #Olympics pic.twitter.com/2Bf51rwJuV

— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) July 23, 2021

Em seguida, o presidente do COI, Thomas Bach, e a Presidente do Comitê Olímpico Japonês, Seiko Hashimoto falaram algumas palavras para abrir os jogos, abordando a dificuldade dos atletas em chegar até aqui, e em especial os refugiados que participam das Olimpíadas.

A chama Olímpica

Naomi Osaka foi escolhida para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Crédito: Reprodução/TV Globo)

 

A tocha olímpica chegou ao Estádio Olímpico de Tóquio, e passou a ser revezada, em suas situações finais, até acender a pira olímpica. Durante o trajeto, ainda no estádio, a chama foi passada por atletas, ex-atletas, crianças, e enfermeiros.

A escolhida para acender a pira olímpica foi a tenista japones, Naomi Osaka.

Cerimônia encerrada! Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 oficialmente abertos!


cerimônia de abertura das Olimpíadas Jogos Olímpicos Olimpíadas Estádio Olímpico de Tóquio

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana