Além de Pantera Negra, Chadwick Boseman interpretou símbolo da luta contra o racismo na MLB; atletas lamentam morte do ator - GettyImages
LUTO

Além de Pantera Negra, Chadwick Boseman interpretou símbolo da luta contra o racismo na MLB; atletas lamentam morte do ator

Intérprete de Jackie Robinson, lenda da liga de beisebol, Chadwick Boseman morre aos 43 anos

Gabriela Santos Publicado em 29/08/2020, às 09h02 - Atualizado às 10h02

O ator norte-americano Chadwick Boseman morreu na última sexta-feira, 28, aos 43 anos de idade. Conhecido mundialmente por interpretar o herói Pantera Negra, da Marvel, além de personagens importantes da história dos Estados Unidos, Chadwick lutava contra o câncer de cólon desde 2016.

A notícia de sua morte foi um baque para os fãs ao redor do mundo, já que o ator não havia tornado público seu diagnóstico de câncer. A doença progrediu do estágio III para o IV. De acordo com a nota publicada em suas redes sociais, Chadwick morreu em sua casa, acompanhado da mulher e da família.

“Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tanto amam. De 'Marshall: Igualdade e Justiça' a 'Destacamento Blood', 'Ma Rainey's Black Bottom' de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T'Challa em 'Pantera Negra'”, diz um trecho do comunicado.

 

42 – A história de uma lenda

Além do rei T’Challa em Pantera Negra, Chadwick Boseman interpretou o ex-jogador de beisebol Jackie Robinson, primeiro negro da história a entrar para um time da Major League Baseball (MLB), no filme “42- a história de uma lenda”.

Robinson foi alvo de racismo na liga de beisebol dos Estados Unidos, incluindo atentados de violência enquanto jogava. Desde 1997, a MLB aposentou o número 42 de todas as franquias da liga e estabeleceu o dia 15 de abriu como o Jackie Robinson Day. Na data, todos os atletas usam o número na camisa e respeitam 42 segundos de silêncio.

Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus, o Jackie Robinson Day não foi celebrado em 15 de abril, mas justamente nesta sexta-feira, 28, quando a liga foi retomada, data da morte do ator.

Carreira

Nascido na Carolina do Sul, o ator Chadwick Aaron Boseman começou a carreira na televisão, com um papel na série “Parceiros da Vida”, e outros em “Lei & Ordem”, “Plantão médico” e “Lincoln Heights”, seu primeiro papel regular.

O primeiro personagem de destaque nos cinemas foi justamente Jackie Robinson. Ele também protagonizou James Brown, em “Get on Up: A História de James Brown”, e o juiz Thurgood Marshall, primeiro membro negro da Suprema Corte americana, em “Marshall: Igualdade e Justiça”.

Em 2016, Boseman interpretou pela primeira vez o Pantera Negra, no filme “Capitão América: Guerra Civil”. Criado em 1966, o rei T’Challa foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos norte-americanos.

O filme solo do rei de Wakanda, em 2018, bateu a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais. Pantera Negra ganhou três estatuetas do Oscar em 2019, além de ter sido indicado em mais quatro categorias, incluindo a de melhor filme. O longa marcou uma geração que se viu representada em um super-herói. 

Chadwick ainda interpretou o Pantera Negra em “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. O novo filme do super-herói estava previsto para 2022.

Seu papel mais recente foi em “Destacamento Blood”, que estreou em junho de 2020. Ele ainda trabalhou em “Ma Rainey’s Black Bottom”, que tinha estreia prevista para este ano.

Atletas prestam homenagens a Chadwick Boseman

We are devastated by the tragic loss of Chadwick Boseman. His transcendent performance in “42” will stand the test of time and serve as a powerful vehicle to tell Jackie’s story to audiences for generations to come. pic.twitter.com/8oU7QpdLSE

— MLB (@MLB) August 29, 2020

 

The NBA mourns the loss of Chadwick Boseman, a great friend of the NBA family. pic.twitter.com/DUbat6plz0

— NBA (@NBA) August 29, 2020

You brought millions and millions of people together to be entertained, educated, to see ourselves, make us laugh, smile, and feel empowered. Thank you. Chadwick forever. pic.twitter.com/MB5d8A4gBR

— Serena Williams (@serenawilliams) August 29, 2020

I want to dedicate this pole to Chadwick. What he accomplished and the legacy he left is so incredible to me. He’s inspired a whole generation of young black men and women and provided them with a true superhero to look up to. Rest in power my friend.#WakandaForever #blackpanther pic.twitter.com/M7EgGess9p

— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) August 29, 2020

 

A Genuine Great person #RestInPeace 🙏🏽🙏🏽🙏🏽 https://t.co/HxXdpLtm0z

— Patrick Mahomes II (@PatrickMahomes) August 29, 2020

 

Smh it’s just to much going on right now....... R.I.H #BlackPanther https://t.co/Vh9WvZz1bP

— Victor Oladipo (@VicOladipo) August 29, 2020

Forgot about James Brown - Get On Up!!! 🐐 my uncle said “never ever perform after James Brown.”

— Kevin Love (@kevinlove) August 29, 2020

Rest in power @chadwickboseman !! Your legacy will live forever. 2020 man, been a tough one 💔

— klay thompson (@KlayThompson) August 29, 2020

Rest in Peace 🕊🤍... pic.twitter.com/2JecTnHssZ

— Kylian Mbappé (@KMbappe) August 29, 2020

This is so incredibly sad. Rest in Power and in Peace Chadwick. 💔 https://t.co/iTQ8bibj3T

— Megan Rapinoe (@mPinoe) August 29, 2020

 

MLB Jackie Robinson Chadwick Boseman

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana