Vice-presidente da Uefa fala em manutenção do Fair Play Financeiro e possíveis mudanças na Champions - GettyImages
UEFA

Vice-presidente da Uefa fala em manutenção do Fair Play Financeiro e possíveis mudanças na Champions

Entidade máxima do futebol europeu indicou que calendário vai priorizar a conclusão de ligas, modificando as competições continentais

Gabriela Santos Publicado em 26/03/2020, às 13h08

A paralisação das competições esportivas por conta da pandemia de coronavírus forçou a Uefa a tomar medidas que afetaram diretamente o calendário europeu. A entidade máxima do futebol da Europa teve de adiar em um ano a disputa da Eurocopa e mudar as datas das decisões da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

De acordo com o vice-presidente da Uefa, Michele Uva, a entidade está até mesmo disposta a modificar a forma dos torneios continentais entre clubes. Em entrevista ao jornal TuttoSport, o dirigente italiano, que cumpre isolamento em Roma, tentou fazer projeções sobre a volta dos torneios e relembrou a decisão da Uefa de dar espaço para que ligas ao redor do continente sejam concluídas.

“Demos prioridade à conclusão dos campeonatos nacionais, obviamente com a integração das janelas para concluir as copas europeias. A comissão da Uefa com o ECA tem várias soluções sobre a mesa, para trabalhar em harmonia, mesmo com opções de datas excedentes. Todas as fórmulas são possíveis. Só teremos a resposta quando os campeonatos nacionais forem retomados. Não pensamos de forma egoísta, colocando as copas internacionais na primeira fila”, disse.

Questionado se o novo formato seria uma espécie de playoff encurtado com os times que avançaram na Champions, Michele Uva deixou claro que a possibilidade não está excluída.

“Não descartamos. Depende das datas que teremos disponíveis e dos cenários que serão criados. Adiamos oficialmente as finais da Champions e da Liga Europa, inicialmente marcadas para maio. O importante é conseguir dar os troféus. A discussão está aberta sobre a fórmula”, disse.

O italiano, que está logo abaixo do presidente Aleksander Ceferin na linha de poder da Uefa deu indícios que a disputa da Eurocopa em 2021 pode trazer o sentimento de deixar o continente "ainda mais forte" e indicou que a novas datas para a realização da Eurocopa feminina e a Euro sub-21 dependerão da confirmação da Olimpíadas de Tóquio, que ainda não têm nova data anunciada.

O vice-presidente disse que o sacrifício financeiro feito pela entidade foi pensado para beneficiar o sistema europeu de futebol, dentro das reservas de defesa financeira da Uefa. Uva ainda esclareceu que a confederação pode até modificar, mas não desativará o Fair Play Financeiro por conta da provável crise econômica mundial.

“Uma coisa é certa: o Fair Play Financeiro e os sistemas de controle estarão lá e não serão congelados. Não serão cancelados, mesmo que possam ser adotadas soluções para lidar com o tsunami que varreu o mundo e, portanto, também o futebol”, declarou.

Retorno dos jogos

Michele Uva ainda comentou uma declaração do prefeito de Bérgamo, que classificou como “bomba biológica” a partida entre Atalanta e Valencia, pelas oitavas de final da Champions League, e justificou que os especialistas não apontaram evidências que a partida teria contribuído para a proliferação do coronavírus na Itália, mas disse que os dirigentes devem tomar cuidado com a retomada dos jogos, indicando que a presença dos torcedores precisa ser gradual.

“Autoridades políticas e esportivas decidirão sobre isso. Acredito que a recuperação gradual é a mais provável no momento. Quando começarmos, as pessoas terão um forte desejo por futebol e esporte. Portanto, teremos que ter cuidado para encher estádios. Obviamente, isso só será necessário quando estivermos em total segurança. A presença nos estádios será recorde”, completou Michele Uva.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

Champions League Coronavírus Liga Europa eurocopa uefa

Leia também

Felipe Melo derruba Breno Bidon após gol do Corinthians e gera revolta


Renato Gaúcho explica saída precoce contra Bahia e desabafa: “Tirei…”


Bahia zomba Renato Gaúcho após tirar reservas de campo: “Calma, calabreso”


Corinthians atropela Fluminense na Neo Química e respira no Brasileiro


Cruzeiro vence Vitória com tranquilidade no Mineirão pelo Brasileirão


PSG chega ao 12º título francês sem nem precisar entrar em campo