UEFA irá utilizar nova tecnologia de impedimento - Getty Images
NOVIDADE!

UEFA anuncia sistema de impedimento semi-automático na Champions

A UEFA anunciou nesta quarta-feira, 4, que irá utilizar a tecnologia semi-automática de impedimento a partir desta temporada; veja como irá funcionar

Redação Publicado em 03/08/2022, às 16h28

A UEFA anunciou nesta quarta-feira, 3, que a nova tecnologia de impedimento semi-automático será utilizada em seus campeonatos a partir deste ano. Sua estreia será na Supercopa da Europa que será disputada no dia 10 de agosto entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt. Além disso, todos os jogos da Champions terão a tecnologia, assim como a Copa do Mundo do Catar, como a FIFA também já havia confirmado anteriormente.

Em nota, o chefe de arbitragem da entidade europeia, Roberto Rosetti, falou sobre a novidade: "A Uefa está constantemente procurando por novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Esse sistema inovador vai permitir às equipes de VAR determinar situações de impedimento rapidamente, com mais precisão, aumentando a fluidez do jogo e a consistência das decisões".

A entidade afirmou que testou o sistema na última Champions League e em outras competições como a Eurocopa feminina, realizada nas últimas semanas e que acabou com a Inglaterra como campeã. Na mesma nota, Rosetti falou que todos os estádios que irão participar da próxima edição da competição continental estão preparados para a novidade.

Entenda como funciona o sistema: 

Por meio de um sensor colocado exatamente no centro da esfera, será possível saber com precisão o momento que o jogador em posse dela entrar em contato para realizar um passe ou um chute. Enquanto isso, câmeras espalhadas pelo estádio e conectadas com o mesmo sistema, serão capazes de, não só identificar a posição de cada jogador no campo, como localizar 29 possíveis pontos de contato do jogador com a bola.

UEFA espera agilizar ainda mais marcação de impedimentos/ Créditos: Getty Images

 

No momento que acontecer um impedimento, uma luz será acesa na sala do VAR, onde terá uma pessoa somente para este assunto e assim, ele poderá se comunicar com o árbitro de campo para falar se está ou não impedido o lance. Lembrando que continuará seguindo as regras da arbitragem de vídeo, que só pode interferir caso seja um lance capital, sendo gol, possível penalti, cartão vermelho direto ou identificação de jogador.


 

Champions League Champions Tecnologia uefa VAR

Leia também

Artur Jorge prega cautela após vitória do Botafogo em clássico


Thiago Silva confirma saída do Chelsea e faz promessa: “Pretendo...”


Inter: Coudet desabafa sobre clima hostil no Beira-Rio após empate


Oliveira deixa Cássio no banco do Corinthians e crava: “Assunto nosso”


Fluminense sofre goleada, e Diniz promete melhorias: “Não é...”


Internacional e Atlético-GO empatam no Beira-Rio pelo Brasileirão