Rodrygo em ação com a camisa do Real Madrid - GettyImages
COMPLICOU!

Rodrygo não vai poder atuar pelo Real Madrid no clássico contra o Barcelona; entenda o caso

Federação Espanhola de Futebol negou o pedido para que o atleta tivesse suspensão anulada

Lucas Miluzzi Publicado em 26/02/2020, às 14h22 - Atualizado às 15h01

O atacante Rodrygo não vai poder ficar á disposição de Zinedine Zidane para o confronto decisivo diante do Barcelona no próximo domingo, 1, de março.

O jogador, que acabou sendo expulso depois de marcar um gol pelo Real Madrid Castilla, não vai poder atuar em um dos clássicos mais importantes dos últimos anos.

A equipe Merengue fez um pedido oficial para a Federação Eapanhola de Futebol pedindo para que sua suspensão fosse anulada. No entanto, o pedido foi negado e o jogador vai ficar fora da partida. 

Vale lembrar que no Campeonato Espanhol, as expulsões contam independentemente da divisão pela qual o atleta está atuando. Ou seja, por mais que ele tenha sido expulso em um jogo da segunda divisão, a suspensão tem que ser cumprida mesmo que em uma divisão diferente. 

O clássico entre Real Madrid e Barcelona vai acontecer no próximo domingo, 1, no Santiago Bernabeú, pelo Campeonato Espanhol. Os rivais catalães estão dois pontos na frente e os madrilenhos precisam vencer para retomar a liderança nessa etapa final da competição.  

Relembre a expulsão e a polêmica 

A partida entre San Sebastián de los Reyes e Real Madrid Castilla, o time B do clube merengue, rendeu mais do que os bons lances e os dois gols. Um lance envolvendo o atacante Rodrygo e o goleiro Xabi Irureta chamou a atenção.

O goleiro questionou a atitude do brasileiro por não ter jogado a bola para fora depois de perceber que um rival estava machucado no gramado. Rodrygo reagiu sem palavras e comemorou na cara do goleiro, como forma de provação.

Em entrevista a rádio Cadena SER, Irureta esclareceu o acontecido.

"A jogada começa com uma cotovelada involuntária e é quando eles recuperam a bola, e Rodrygo vem ao gol e marca. Perguntei para ele como não tinha visto a cotovelada, que todos nós vimos e porque havia seguido em vez de jogar a bola para fora", contou.

“Ele reagiu um pouco... como um menino, eu diria. Tem que aprender muitas coisas sobre o respeito. Não disse nada mal e reagiu assim”, completou.

Após a provocação, Rodrygo recebeu seu segundo cartão amarelo e consequentemente, o vermelho. Assim, pelas regras da La Liga, o atacante está suspenso do próximo jogo, tanto pelo time B como pelo principal. Dessa forma, o técnico Zidane não poderá escalar o atleta para o clássico diante do Barcelona.

Na súmula, o árbitro relatou que o brasileiro recebeu o cartão amarelo por “encarar um adversário sem chegar ao insulto nem a ameaça”. Apesar da provocação, o goleiro não se preocupou, só ficou irritado por Rodrygo não ter adotado o fair play e ter jogado a bola para fora de campo ao ver o adversário caído.

"Todos vimos claramente a cotovelada. O primeiro que tinha que ter parado o jogo era o árbitro, e eu disse isso para ele. Mas enfim, já que ele não fez isso, o jogador teria que ter parado", contou.

“Ele (Rodrygo) não me disse nada, foi mais pelo gesto. O árbitro disse que ele não podia fazer isso. Eu não me importei com o gesto. Foi uma atitude infantil”, completou o goleiro.

Agora, o clube Merengue tenta um recurso no Comitê de Apelação da Federação Espanhola para anular um dos amarelos de Rodrygo no jogo pelo Castilla. Dessa forma, conseguiria a liberação  para que Rodrygo atuasse na partida do próximo domingo, 1, no Santiago Bernabéu.


Rodrygo Barcelona Real Madrid Rodrygo Campeonato Espanhol

Leia também

Xavi define possível futuro de Vitor Roque no Barcelona: “Precisa…”


Atlético-MG bate Cuiabá fora de casa e assume liderança do Brasileiro


Nico Williams sofre racismo contra Atlético de Madrid e jogo é paralisado


Ramón Díaz e Emiliano Díaz estão fora do Vasco após atropelo do Criciúma


Aston Villa cede empate em casa para o Chelsea pela Premier League


Em pleno São Januário, Criciúma atropela Vasco pelo Campeonato Brasileiro